Embraer e Saab assinam acordo para vender cargueiro militar C-390 à Força Aérea da Suécia
Maior avião militar da América Latina, o C-390 Millennium será fornecido pela Embraer e Saab como solução militar para a Força Aérea Sueca
12/04/2023A Embraer e a sueca Saab divulgaram nesta terça-feira, 11, a assinatura de um memorando de entendimento para fortalecer a colaboração entre as empresas, especialmente em desenvolvimento de novos negócios e na área de engenharia. As companhias irão trabalhar em parceria para posicionar o cargueiro militar C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia, além de avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390.
O Embraer C-390 Millennium é um avião de transporte militar multimissão, para transporte tático e logístico, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais. É também o maior avião produzido na América Latina.
Desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária do grupo brasileiro Embraer, a designação de seu projeto, desenvolvimento e até o início da produção era Embraer KC-390. Em novembro de 2019, recebeu da Embraer a nova designação Embraer C-390 Millennium.
Saiba mais
- Montadoras sugerem uso de parte do FGTS para compra de veículo novo
- Como escolher o melhor banco para investir com segurança
- Safra é eleito melhor gestor de fundos de alta renda
A aeronave estabelece um novo padrão para o transporte militar médio, visando atender os requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira, em substituição ao C-130 Hercules. O custo de desenvolvimento do projeto do C-390 girou em torno de R$ 2 bilhões de reais.
A Embraer e a sueca Saab vão buscar também novas oportunidades de negócio, incluindo potenciais clientes do caça Gripen no Brasil e na América Latina, considerando o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, o Centro de Testes do Gripen e a linha de montagem final da aeronave na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
Além disso, as empresas desenvolverão estudos técnicos para futuros caças, fortalecendo a transferência de tecnologia realizada pela Saab para a Base Industrial de Defesa no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Em 2014, a Saab e o governo brasileiro assinaram o contrato para fornecimento de 36 aeronaves Gripen à FAB, que inclui não só as aeronaves, mas também apoio logístico, armas, sistemas de apoio, simuladores, formação e desenvolvimento. (Com AE)