close

Com 414 mil empregos, recorde em novembro

Com o resultado, país alcançou resultado positivo de 227 mil contratações formais no ano, segundo o Caged

Construção, trabalhadores

Construção civil contribuiu para a expansão do emprego formal em novembro / Foto: Getty Images

O mercado de trabalho formal brasileiro registrou em novembro a abertura de 414,5 mil vagas. Segundo o Ministério da Economia, esse é o melhor resultado desde o início da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cujos dados do mês passado foram divulgados nesta quarta-feira. Foi o quinto mês consecutivo de saldo positivo.

Com o resultado, o saldo líquido do acumulado em 2020 se inverte e fica positivo, com 227 mil vagas. O resultado de novembro decorreu de 1.532  mil admissões e de 1.117,6 mil demissões. No acumulado do ano, foram 13,84 milhões vagas abertas, e 13.613.628 desligamentos.

A abertura líquida de 414,5 mil vagas de trabalho com carteira assinada em novembro foi impulsionada pelos desempenhos dos setores de serviços, comércio e indústria.

De acordo com os dados do Caged, houve um saldo positivo de 179,3 mil contratações no setor de serviços em novembro, que liderou entre os segmentos no resultado líquido. No comércio, o saldo foi de 179 mil contratações.

Tendência deve continuar em 2021

A julgar pelos dados econômicos mais recentes, a atividade brasileira segue em trajetória de recuperação, sem mostrar sinais de reversão, apesar do recrudescimento da pandemia nas últimas semanas, segundo avaliação do time de análises macroeconômicas do Banco Safra.

Confira a análise do Safra para os próximos meses.

Já na Indústria, foram 51.,4 mil vagas no resultado final do mês passado. Em seguida vem Construção, com abertura líquida de 20,7 mil vagas. Já o setor de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura registrou o fechamento de 15,3 mil vagas.

O salário médio de admissão nos empregos com carteira assinada teve alta real em novembro ante o mesmo mês de 2019, de R$ 1.675,53 para R$ 1.684,35, segundo dados do Caged.

(Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra