close

Emprego no setor privado desacelera nos Estados Unidos

Setor privado criou 330 mil empregos em julho, metade do esperado por analistas, indicando desaceleração do mercado de trabalho

Silhueta de operário em construção

Recuperação do mercado de trabalho americano continua, mas de modo desigual, segundo a pesquisa | Foto: Getty Images

O setor privado dos Estados Unidos criou 330 mil vagas de emprego em julho, resultado que indica desaceleração no mercado de trabalho.

Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam 653 mil novos postos. Além disso, a geração de vagas no setor privado em junho foi revisada em baixa, de 692 mil para 680 mil.

Os números são da pesquisa ADP/Moody’s, considerada uma prévia do payroll, a folha de pagamentos oficial do mercado de trabalho nos Estados Unidos. A pesquisa considera apenas os empregos no setor privado, excluindo os do setor público.

Recuperação do emprego prossegue de forma desigual

Em relatório, a ADP afirma que a recuperação do mercado de trabalho americano continua, mas de modo desigual. Segundo a pesquisa, os dados de julho apontam para “uma marcada desaceleração” ante o ritmo do segundo trimestre.

O relatório cita também gargalos nas contratações que continuam a impedir ganhos mais robustos, particularmente em meio a novos temores com a covid-19, atrelados a variantes como a delta, mais contagiosa.

Essas barreiras devem perder força nos próximos meses e haverá ganhos mensais mais fortes na criação de empregos, projeta a ADP. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra