close

Apagão afeta fornecimento de energia em todo o País e ONS investiga causas

Governo criou uma sala de crise com diversos órgãos e ministérios para investigar as causas do apagão que atingiu pelo menos 19 Estados

apagão

O apagão ocorre no momento em que o governo brasileiro discute um novo acordo com o Paraguai para compra de energia excedente | Foto: Getty Images

Pelo menos 20 Estados brasileiros e o distrito Federal enfrentaram uma queda de energia na manhã desta terça-feira. O apagão foi confirmado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Um problema no sistema nacional que levou à interrupção no fornecimento de 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, na manhã desta terça-feira (15). Estados do Sudeste também foram afetados, pois o sistema é interligado e a energia foi desligada no restante do País no momento em que o sistema tentava compensar a falha inicial.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ons-apagao.jpg

O mapa em tempo real do Operador Nacional do Sistema mostra a queda de energia nesta manhã e a recuperação em instantes depois. O apagão afetou a circulação do Metrô em São Paulo. Diversos bairros da Capital ficaram sem energia, mas por pouco tempo.

O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão desta manhã foi um “evento de grande porte”, informa O Globo: “Estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério da Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema. O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte. Envolve também algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste”.

A interrupção ocorreu na abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. O governo criou uma sala de crise de diversos órgãos e ministérios para investigar a situação.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões, e 6 mil MW já tinha sido recompostos até às 9h16, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra