close

Equatorial pode ser uma boa opção de investimento no longo prazo

A companhia fez expansões em 2021 e evoluiu de uma pura distribuidora para uma empresa integrada com negócios também em transmissão, geração e saneamento

Energia

Como os custos de energia atingiram níveis elevados no ano passado, o Safra vê possíveis problemas se movendo em direção às distribuidoras | Foto: Gety Images

O Banco Safra atualizou as estimativas e preços-alvo para as ações do setor de energia elétrica, com destaque para Equatorial. O banco assumiu premissas mais conservadoras refletidas em taxas de desconto mais altas e, portanto, preços-alvo mais baixos para a maioria das empresas da cobertura.

As eleições podem aumentar a volatilidade geral e trazer um fluxo de notícias negativas para o setor, mas isso não deve prejudicar os fundamentos. Para o Safra, ainda haverá um pipeline movimentado para o setor em 2022, na medida em que o aumento das taxas de juros pode tirar do jogo os recém-chegados.

Saiba mais

Em relação a geradoras, o Safra avalia que a crise hídrica não é mais um problema para 2022, pois os volumes de chuva são bons e os reservatórios estão se recuperando rapidamente.

Como os custos de energia atingiram níveis elevados no ano passado, o Safra vê possíveis problemas se movendo em direção às distribuidoras, pois espera-se que os altos aumentos de tarifas pressione as taxas de inadimplência e as perdas.

As transmissoras continuam a ser a melhor jogada defensiva do setor. Embora os preços não sejam baixos, um bom rendimento de dividendos e proteção podem ajudar o desempenho do segmento.

Nesse contexto, a Equatorial (EQTL3) é uma boa opção de longo prazo. A empresa fez diversas expansões em 2021 e evoluiu de uma pura operadora de distribuição para uma empresa integrada com negócios também em transmissão, geração e saneamento.

No ano passado, a Equatorial fez aquisições no segmento de distribuição, iniciou no setor de saneamento vencendo o leilão CAESA e entrou no segmento renovável com a aquisição da Echoenergia (R$ 6,7 bilhões em patrimônio).

Após todas essas aquisições a empresa procedeu com um aumento de capital de R$ 2,78 bilhões (potencial de diluição de 11,7%), com o objetivo principal de financiar a aquisição da Echoenergia. A empresa tornou-se maior e mais diversificada, agora exposta a mais oportunidades de crescimento.

Vale a pena investir em EQTL3?

  • Revisão tarifária na Cemar, com resultados preliminares muito bons já anunciados pela Aneel;
  • Construção de linhas de transmissão; 
  • Recuperação na Celpa;
  • A gestão equatorial tem um excelente histórico e produziu resultados sólidos em casos de recuperação e investimentos. A mudança estratégica para a transmissão foi feita em um excelente momento com altos retornos;
  • O Brasil ainda possui boas oportunidades de investimentos no setor (Distribuição da Eletrobras, leilões de transmissão e Fusões e Aquisições) e a Equatorial pode buscar novos investimentos, sempre com o objetivo de proporcionar um bom retorno aos investidores.

Quais os riscos ao investir em EQTL3?

  • Forte concorrência no mercado de geração, o que pode reduzir os preços da energia e prejudicar a rentabilidade dos projetos;
  • Concorrência acirrada nos leilões de saneamento;
  • Menores preços de energia de longo prazo;
  • Excesso de capex ou atrasos de projetos em construção.

Sobre a Equatorial Energia (EQTL3)

A Equatorial Energia é uma holding com atuação no setor elétrico brasileiro, presente nos segmentos de distribuição, através da CEMAR, no Maranhão, da CELPA, no Pará, da CEPISA, no Piauí.

Em transmissão, atua por meio da Equatorial Alagoas em Alagoas com 8 projetos ainda em estágio pré-operacional, e através da Intesa, opera linha operacional que cruza os Estados do Tocantins e Goiás.

Em geração, a Equatorial opera através da Termoelétrica Geramar, em comercialização através da Sol Energias, e em serviços, através da 55 Soluções.

Listada na B3, a Equatorial Energia tem suas ações negociadas sob o ticker EQTL3.

Abra sua conta

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra