close

Estado de SP instalará usina de oxigênio no interior

Usina será construída em até dez dias, em parceria com a Ambev, e vai abastecer unidades públicas de saúde dos municípios

Cilindro de oxigênio

Local que será montado em Ribeirão Preto, no interior paulista, produzirá 125 cilindros por dia | Foto: Getty Images

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 22, que a cidade de Ribeirão Preto, a 315 km da capital paulista, terá uma usina de produção de cilindros de oxigênio.

A informação foi dada em entrevista coletiva do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

O local será construído em até dez dias por meio de parceria com a empresa Ambev. A capacidade de produção será de 125 cilindros de oxigênio por dia.

Toda a produção será destinada às unidades públicas de saúde, principalmente as municipais, de todo o Estado que tratam de pacientes com covid-19.

Desde o último dia 15 de março, o Estado de São Paulo está na fase emergencial, a mais dura do plano de reabertura da economia.

Garantia do oxigênio em São Paulo

Segundo o governo de São Paulo, não há desabastecimento de oxigênio no momento.

Na manhã desta segunda-feira, o poder público se reuniu com fornecedores, que garantiram as entregas às unidades aos municípios paulistas.

Entretanto, o governo disse que a demanda pelos cilindros de oxigênio cresceu 45% no Estado.

Além disso, levantamento do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, divulgado no final de semana, mostra que 54 cidades estão com o estoque de cilindros de oxigênio em estado crítico.

No sábado, 20, houve problema no fornecimento do produto em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo.

Na sexta-feira, 19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou que cilindros industriais sejam usados para armazenar oxigênio hospitalar e evitar o desabastecimento das unidades de saúde que tratam de pacientes com covid-19.

Vacinação

Até o momento, o Estado de São Paulo já vacinou 4.726.420 pessoas contra a covid-19.

Desse total, 3.511.597 cidadãos receberam a primeira dose e outros 1.214.823 já têm a segunda dose aplicada no braço.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra