Estimativa do BC de Selic para o fim de 2021 sobe de 7,50% para 7,63%; projeção do PIB recua
Para 2022, a projeção também aumentou, de 7,50% ao ano para 7,75%, ante 7,25% de um mês antes; previsão do PIB recua
06/09/2021Os economistas do mercado financeiro elevaram suas projeções para a Selic em relação no fim de 2021. O Relatório de Mercado Focus divulgado nesta segunda-feira, 6, mostra que a mediana das previsões para a Selic neste ano passou de 7,50% ao ano para 7,63%. Há um mês, estava em 7,25%.
Para 2022, a projeção também aumentou, de 7,50% ao ano para 7,75%, ante 7,25% de um mês antes. Para 2023, seguiu em 6,50%, igual a quatro semanas atrás. Para 2024, permaneceu em 6,50%, o mesmo patamar das últimas quatro pesquisas.
Projeção para o PIB recua
Já para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, a expectativa dos analistas caiu de 5,22% para 5,15%. Para 2022, o mercado financeiro reduziu a previsão do PIB de alta de 2,00% para 1,93%.
“Por mais que os investidores já tenham demonstrado nos últimos dias elevação da cautela diante da proximidade das manifestações agendadas para o dia 7 de Setembro, o fato de hoje ser véspera do feriado deverá causar novo mal-estar.
Visto o posicionamento cada vez mais acuado do governo federal e da queda da popularidade do presidente em recentes pesquisas, além das próprias informações negativas de ordem econômica, investidores devem mostrar apreensão, diante da possibilidade de escalada da radicalização político-institucional no País após os atos de amanhã”, acrescenta o Departamento de Economia da Renascença DTVM, em nota.
O dólar, valorizado, ajusta a sustentar as taxas. Também conforme esperado, porém, a liquidez é bastante reduzida, na ausência do sinal de Nova York, com as bolsas fechadas por feriado nos Estados Unidos.
Em razão do feriado da terça-feira, o leilão de NTN-B do Tesouro ocorre hoje. O evento também pode influenciar os negócios.
No começo de agosto, o Comitê de Política Monetária (Copom) subiu pela quarta vez consecutiva a Selic e acelerou o ritmo ao elevá-la em 1,00 ponto porcentual, para 5,25% ao ano. Ao mesmo tempo, o colegiado sinalizou um novo aumento de mesma magnitude para a próxima reunião, em setembro.
Entenda a Selic
A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país – sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.