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Estratégias para estimular as vendas no Dia das Mães

Especialista de programa da ONU e professora do Sebrae, Regina Barreto lista regras para empreendimentos de sucesso

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Boas parcerias, agilidade e planejamento são algumas das chaves para o sucesso nas vendas | Foto: Getty Images

O Dia das Mães, que neste ano cai em 9 de maio, só perde para o Natal em volume de vendas no país.

Consultora e professora credenciada há 20 anos para a aplicação do Empretec, programa da Organização das Nações Unidas (ONU) de capacitação de empreendedores, Regina Barreto falou a O Especialista sobre como prepara, em poucos dias, mulheres e homens para serem bem-sucedidos em seus negócios.

Veja a seguir um resumo de alguns ensinamentos que a consultora leva aos alunos no programa, que está em 40 países e é considerado pela ONU como o mais efetivo do mundo. No Brasil, o Empretec é realizado pelo Sebrae.

Lições de Regina Barreto para ter sucesso

  • Venda uma ideia não apenas um produto. Presentes com histórias agregadas, como a origem de matéria prima usada. Tudo o que na cadeia do produto puder contar sobre ações positivas vai destacar sua oferta no meio da imensa concorrência do grande varejo.
  • Empreendimentos que apoiam causas ou favorecem outros empreendimentos são muito comuns entre as mulheres. Se seu negócio ajuda comunidades ou outros pequenos negócios você tem um valor agregado cada vez mais caro ao consumidor contemporâneo: deixe isso claro na oferta.
  • Ter clareza do que você oferece (produto ou serviço) é o primeiro passo para o sucesso da sua empresa. Você pode acreditar estar vendendo um presente de Dias das Mães, mas o mercado e o cliente só enxergarem mais um lanche adocicado à venda na internet. Peça opinião de quem puder.
  • Conheça o seu público. Tudo o que estiver ao seu alcance: onde vive, com quem mora, o que deseja, o que precisa, do que não gosta. Use as redes sociais e todos os canais que fizerem sentido na sua relação com seus clientes. Um momento como a pandemia mudam prioridades e as mensagens que os filhos querem passar para suas mães.  
  • Faça teste em pequenas escalas e fale e escute os seus clientes. Eles vão contar o que falta (ou sobra) para o seu produto ser escolhido entre as inúmeras outras opções do mercado.
  • O jogo é rápido. O ciclo dos produtos é cada vez mais curto. Por isso, as metodologias ágeis estão tão em voga. Sua oferta deve ser produzida, testada e ajustada a todo momento. De novo, ouça a opinião dos seus clientes.
  • É muito comum entre pequenos e médios empresários, a paixão pelo produto ou ideia que o fizeram decidir empreender. Apaixone-se mas use a empatia: você está encantado, mas o cliente ainda precisa ser encantado. Avalie se sua ideia de fato entrega valor, oferece benefícios e atende os anseios do seu público, não apenas os seus.
  • Planeje. O planejamento é um ansiolítico poderoso. Tenha controle sobre prazos desde o primeiro fornecedor até o pós-venda. Tenha opções de ação para as eventualidades que puder prever. Um exemplo é ter mais de uma alternativa para a entrega do presente: nessas épocas tanto correio como empresas de logística podem estar operando em capacidade máxima e você não vai gostar de se desculpar em nome delas com os seus clientes.
  • Atenção às janelas de oportunidades. Você pode receber a melhor pesquisa de tendência de consumo para o dia das mães, mas segui-la como uma receita significa concorrer com todas as outras empresas, inclusive as maiores que você, que se informaram pelo mesmo relatório. Não copie os grandes, seja criativo e se dedique a encontrar flancos de demanda para os quais ainda não há oferta.
  • Muita gente não cultiva uma rede de relacionamentos. Mas também existem empreendedores que têm ótimas redes e não fazem uso dela. Construa e cultive sua rede com presença, disciplina e profissionalismo. Luiza Helena Trajano faz isso desde o começo e continua fazendo até hoje.
  • Parcerias podem ajudar muito. Mas é preciso atenção ao escolher sócios: avalie se suas forças são complementares, se vocês enxergam as mesmas metas para o empreendimento e se a confiança para assumir riscos e honrar os combinados.
  • Mantenha o foco. Providencie tudo o que você precisa para poder se dedicar ao seu negócio. Mulheres que empreendem, por acumularem responsabilidades, precisam contar com uma rede de apoio, ainda que mínima para que a culpa e outras demandas não a desvie do seu propósito e metas. A rede pode ser profissional, pessoal, familiar. O importante é assumir o empreendimento sabendo que há em quem confiar, se precisar de ajuda.
  • Desenhe suas metas. Desenhe mesmo. Rabisque o que você quer, onde e como deseja chegar lá. As metodologias de uso de imagens nos dão informações que às vezes escapam na linguagem verbal. O Canvas é uma delas e está disponível na internet para quem quiser usar.
  • Uma empresa de chocolate não vive só da Páscoa. Depois de encerradas as vendas para o Dia das Mães, contate seus clientes ou mantenha aberto e ativo um canal de comunicação para saber de suas experiências. É uma grande oportunidade de entender quais estratégias manter e quais descartar. E mostra a sua preocupação com seu público.
  • Celebre suas vitórias e lembre se se cuidar. Empreender envolve sonhar, planejar, realizar e também comemorar. Celebre não apenas a meta 100% alcançada. Celebre o progresso, as experiências e aprendizados, o feedback recebido, os benefícios gerados, as pessoas que estiveram com você nesta jornada. Inclua pausas para contemplar a realização, reconhecer sua evolução e agradecer o apoio recebido.

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