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Estudantes brasileiros constroem veículo movido a hidrogênio

Universitários participaram de disputa inédita com protótipo de veículo a hidrogênio, combustível que deve revolucionar a indústria automotiva

Hidrogênio

Estudantes projetaram e construíram protótipo de veículo do tipo baja, para terrenos acidentados | Foto: Divulgação

Estudantes de engenharia brasileiros foram os primeiros no mundo a construir na universidade protótipos de veículos movidos a hidrogênio – um combustível limpo e que promete ter amplo uso na indústria automobilística nos próximos anos. Os veículos estudantis são do tipo baja, protótipos off road projetados para vencer terrenos acidentados e Fórmula, inspirados em carros de corrida.

Construídos por oito universidades de diversas regiões do país, os veículos participaram da 1ª competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA-SP).

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O hidrogênio vem ganhando cada vez mais projeção na indústria automotiva como alternativa de combustível que não gera poluentes e que pode garantir maior autonomia que a de veículos elétricos, por exemplo. Diversas montadoras lançaram modelos com a nova tecnologia. A expectativa é que o uso do combustível limpo cresça nos próximos anos, chegando até ao abastecimento de veículos maiores, como caminhões, navios e aviões.

A fabricante fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic patrocinou a equipe baja elétrico movido a hidrogênio da Unicamp (SP) – e também da equipe Fórmula, da mesma universidade, esta movida a combustão. Reconhecido mundialmente, o projeto SAE permite aos universitários aplicar na prática, durante a construção dos veículos, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Estudantes vencem disputa com protótipo de veículo movido a hidrogênio

Na Unicamp, os projetos Fórmula e Baja contam com a participação de cerca de 50 estudantes em cada uma das equipes, com alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, entre outras especializações. Neste ano, a Unicamp venceu a SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge (a competição de veículos elétricos movidos a hidrogênio) e ficou em quinto lugar na prova de carros Fórmula movidos a combustão.

Na execução dos projetos, os estudantes se organizam em departamentos como em uma empresa, buscam patrocinadores para viabilizar o projeto, fazem todos os testes em uma oficina montada por eles mesmos na universidade e, por fim, pilotam as máquinas.

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