EUA vão permitir entrada de vacinados com a Coronavac
País vai aceitar estrangeiros totalmente imunizados com vacinas contra a covid-19 autorizadas para uso emergencial pela OMS
09/10/2021Os EUA vão aceitar a entrada de visitantes imunizados contra a covid-19 com vacinas autorizadas para uso emergencial pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que inclui a Coronavac.
A informação foi publicada pela agência de notícias Reuters na noite de sexta-feira, 8.
Segundo a agência, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) confirmou que seis vacinas atendem aos critérios para que estrangeiros possam entrar no país.
Sendo assim, a Coronavac entrou para o rol de vacinas aprovadas pela FDA, a agência reguladora de medicamentos dos EUA.
No Brasil, o imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac é produzido pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Atualmente, a lista da OMS inclui, para uso emergencial, os imunizantes Coronavac, Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Janssen, Moderna e Sinopharm.
Dessas, somente as da Pfizer, Moderna e Janssen eram aceitas pelo governo americano.
De acordo com a Reuters, o CDC afirmou que no início desta semana as companhias aéreas foram informadas sobre as novas regras para que pudessem atualizar seus sistemas de informações.
O centro também disse que vai divulgar orientações e informações adicionais sobre as novas formas de acompanhamento epidemiológico dos viajantes internacionais.
Em setembro, os EUA anunciaram que brasileiros totalmente vacinados poderiam entrar no país a partir de novembro, sem a necessidade de cumprirem quarentena obrigatória.
Na ocasião, porém, não foram divulgados detalhes sobre quais vacinas seriam aceitas. (Com Agência Brasil)