Mercado de trabalho nos EUA supera estimativas com 339 mil vagas em maio
Salário médio mostra crescimento acumulado em 12 meses de 4,3% , e a taxa de participação da força de trabalho se manteve em 62,6%
02/06/2023A economia dos Estados Unidos gerou 339 mil empregos em maio, informou nesta sexta-feira, 2, o Departamento do Trabalho, em publicação do relatório de empregos (payroll) do mês passado.
O resultado veio acima da mediana das expectativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de 200 mil. Já a taxa de desemprego subiu de 3,5% em abril para 3,7% em maio, ante projeção de queda a 3,4% dos analistas. O número superou também as estimativas de analistas ouvidos pela Bloomberg, que previam 190 mil vagas de emprego.
Saiba mais
- Carteira Top 10 BDRs ganha exposição maior ao setor de tecnologia em junho
- Os melhores fundos de investimento do mercado listados no ‘Guia Valor’
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O Departamento do Trabalho revisou a criação de empregos em meses anteriores. Em abril, o número foi revisado de 253 mil para 294 mil vagas geradas, enquanto em março, ele mudou de 165 mil para 217 mil.
Payroll acima do esperado não muda previsões sobre juros
Segundo a agência Bloomberg, o resultado, apesar de superar as previsões do consenso do mercado, não necessariamente levará o Federal Reserve a um novo
aumento do juro na reunião daqui a duas semanas. Isso porque houve alívio na pressão
sobre os salários.
O salário médio por hora teve crescimento de 0,3% em maio, na comparação com abril, em linha com a projeção de analistas. Já na comparação anual, o crescimento foi de alta de 4,3%, ante previsão de alta de 4,4%. A taxa de participação da força de trabalho permaneceu a 62,6% em maio ante abril.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou comunicado no qual celebra os números do relatório de empregos divulgados hoje. Segundo ele, o dado mostra que “o plano econômico está funcionando”. Também se disse “ansioso para assinar o acordo orçamentário bipartidário em lei”, após na noite da quinta-feira o Senado aprovar projeto para suspender o teto da dívida, evitando um default do país.
Biden diz que “hoje é um bom dia para a economia americana e os trabalhadores americanos”, com a criação de 339 mil vagas em maio. Ele nota que foram criados mais de 13 milhões de empregos desde sua posse, em 28 meses, mais que qualquer presidente em todo um mandato de quatro anos.
O presidente norte-americano ainda aponta que a taxa de desemprego está abaixo de 4% há 16 meses seguidos, sequência que não ocorria desde os anos 1960. Biden destaca também a aprovação da lei para suspender o teto, um acordo que protege a recuperação econômica e “todo o progresso feito nos últimos dois anos pelos trabalhadores americanos”. (Com AE)