close

Senado aprova aumento do teto da dívida dos EUA e evita calote do governo

O texto foi aprovado no fim da noite de quinta por 63 votos a 36, o que reflete o apoio de democratas e republicanos; Bolsas reagem em alta

Joe Biden

Aprovação do texto no Senado evita inadimplência do governo dos Estados Unidos, que teria graves consequências na economia | Foto: Getty Images

O Senado dos Estados Unidos deu a aprovação final para o aumento do teto da dívida e o corte dos gastos orçamentários. O acordo bipartidário será enviado agora para o presidente Joe Biden, a tempo de virar lei antes da segunda-feira, 5 – data estimada pelo Departamento do Tesouro para o governo ficar sem dinheiro para honrar todos os compromissos, caso o teto da dívida fosse mantido.

O texto foi aprovado no fim da noite de quinta por 63 votos a 36, o que reflete o apoio de democratas e republicanos. O pacote foi negociado entre Biden e o presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy. O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, disse que a aprovação do projeto significa que “a América pode respirar aliviada, porque neste processo estamos evitando a inadimplência”. “As consequências do calote seriam catastróficas. Quase certamente causaria outra recessão. Seria um pesadelo para nossa economia e para milhões de famílias americanas”, afirmou.

Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou estar ansioso para sancionar “o mais rápido possível” o projeto de lei que aumenta o teto da dívida americana, aprovado pelo Senado na noite desta quinta-feira. Segundo o presidente, a votação protegeu o progresso econômico do país, além de ter evitado o primeiro calote da história dos Estados Unidos.

“Nosso trabalho está longe de terminar, mas este acordo é um passo crítico e um lembrete do que é possível quando agimos no melhor interesse de nosso país. Estou ansioso para sancionar este projeto de lei o mais rápido possível e me dirigir diretamente ao povo americano amanhã (hoje, quinta-feira, 2)”, disse Biden, em comunicado divulgado pela Casa Branca.

O presidente acrescentou que, juntos, os senadores democratas e republicanos demonstraram mais uma vez que “a América é uma nação que paga suas contas e cumpre suas obrigações – e sempre será”. Ele também agradeceu a rapidez com que o presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, e o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, agiram para a aprovação do projeto de lei.

“Ninguém consegue tudo o que deseja em uma negociação, mas não se enganem: este acordo bipartidário é uma grande vitória para nossa economia e para o povo americano”, disse Biden, mencionando a proteção de pilares centrais, como a criação de empregos, os cuidados com a saúde e segurança das famílias, a reconstrução da infraestrutura e a promoção da energia limpa.

Bolsas reagem em alta após aprovação do aumento do teto da dívida nos Estados Unidos

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, 2, após o Congresso dos EUA concluir a aprovação do projeto do teto da dívida e Wall Street avançar na quinta-feira, 1º, em meio a esperanças de uma pausa no ciclo de aumento dos juros americanos.

Liderando os ganhos na região, o Hang Seng saltou 4,02% em Hong Kong, a 18.949,94 pontos, recuperando-se de perdas recentes em meio ao forte desempenho de ações dos setores imobiliário, automotivo e de tecnologia.

Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei subiu 1,21% em Tóquio, a 31.524,22 pontos, o Kospi avançou 1,25% em Seul, a 2.601,36 pontos, também na esteira de dados de crescimento da Coreia do Sul, e o Taiex registrou ganho de 1,18% em Taiwan, a 16.706,91 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto avançou 0,79%, a 3.230,07 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto garantiu alta de 1,16%, a 2.035,62 pontos.

O bom humor na Ásia veio também após as bolsas de Nova York subirem na quinta em meio a expectativas renovadas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) fará na reunião deste mês uma pausa na sequência de elevações de juros que teve início em março do ano passado. (AE)

 

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra