PIB do Brasil cresce acima da média e só perde para três no ranking global
Hong Kong (5,3%), Polônia (3,8%), China (2,2%) e Brasil (1,9%) são os países com maior crescimento do PIB no primeiro trimestre
01/06/2023O crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre do ano passado situa o País em 4º lugar em termos de avanço da atividade em um ranking de 49 economias compilado pela Austin Rating.
O resultado, divulgado nesta quinta-feira, 1º de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou acima da mediana da pesquisa Projeções Broadcast com analistas do mercado financeiro, que indicava expansão de 1,2% para a atividade no período. Nessa comparação, a expansão do PIB brasileiro ficou acima da média geral dos 49 países analisados, de 0,2%, conforme a Austin Rating.
Saiba mais
- PIB cresce 1,9% no primeiro trimestre, com forte expansão do agronegócio
- Os melhores fundos de investimento do mercado listados no ‘Guia Valor’
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Os países do Brics – que incluem, além do Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul – tiveram crescimento médio de 1,9% no período, puxado pela China (2,2%), que ocupa o terceiro lugar do ranking.
Além do Brasil e da China, completam a lista dos dez países com maior expansão do PIB na margem Hong Kong (5,3%), Polônia (3,8%), Tailândia (1,9%), Portugal (1,6%), Colômbia (1,4%), Croácia (1,4%), Estados Unidos (1,3%) e as Filipinas (1,1%).
Nos últimos lugares do ranking, aparecem Indonésia (-0,9%), Arábia Saudita (-1,3%), Lituânia (-2,1%), Irlanda (-2,7%) e Nigéria (-15,7%).
Puxado pelo agronegócio, PIB surpreende no primeiro trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado. O resultado superou as previsões do mercado e foi puxado, principalmente, pelo crescimento de 21,6% da Agropecuária, maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, chegou a R$ 2,6 trilhões em valores correntes. A projeção do Banco Safra era de crescimento de 1,2%.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em março de 2023, o PIB registrou elevação de 3,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. (Com AE)