close

Eugênia ensina a fazer drinques como os do balcão

Bar dá a receita e envia copos, taças e livros que inspiraram as criações e releituras de clássicos da coquetelaria

Coquetel Clarice

Drinque em homenagem a Clarice Lispector leva morangos em referência à frase final de “A Hora da Estrela” | Foto: Divulgação

O Eugênia abriu as portas em São Paulo em 2018 e se tornou endereço obrigatório de amantes de literatura e drinques assinados por mulheres.

Releituras femininas de clássicos da coquetelaria homenageiam grandes mulheres da cultura interacional.

No caso das escritoras, as obras ficavam disponíveis para quem chegasse pelos cantos de leitura da antiga casa do bairro de Pinheiros. Até a pandemia chegar.

Ligeiras, as meninas não deixaram a coqueteleira cair. “Bar em Casa da Eugênia” passou a entregar “a experiência” para todo o Brasil.

Drinques com a receita para viagem

Drinques, taças, copos, kits e livros de e sobre mulheres agora chegam para quase todo o país pelo endereço virtual que substituiu um dos balcões mais disputados de São Paulo.

Pelo link Eugênia é possível escolher e encomendar os livros, os drinques e até o copo ou taça exata em que se quer tomar os coquetéis que homenageiam personalidades como Virgínia Wolf, Jane Jacobs e, claro, Clarice Lispector.

Como nem todo coquetel viaja bem (como os que levam frutas), Vivi K., fundadora do Eugênia, abriu o caderno de receitas de suas bartenders para quem está fora de São Paulo ou prefere preparar a própria bebida.

Se o coquetel não viajar, a (o) cliente ganha de brinde a receita para preparar em casa as misturas coloridas do bar, “igualzinho” às que eram servidas no balcão que fortaleceu o trabalho de mulheres na coquetelaria paulista e agora quer chegar a todo o Brasil.

Receita de dois dos drinques mais pedidos no Eugênia

Clarice

  • 30 ml de gim
  • 30 ml de vodca
  • 20 ml de shrub de morango (xarope feito com vinagre de sidra)
  • 2 dashes (espirradas) de Peychaud Bitters
  • uma fatia de morango para decorar

Em um mixing glass (copo de mistura) colocar o gim, a vodca, o shrub, os dashes de Peychaud Bitters e cubos de gelo. Misturar com uma bailarina (colher alta) por uns 30 segundos e coar para uma taça previamente gelada. Decorar com a fatia de morango.

Rabo de Galinha

  • 50 ml de cachaça branca
  • 25 ml de Cynar 70
  • 5 ml de bitters de laranja
  • Guarnição: espiral de limão tahiti

Botar todos os ingredientes em um copo, cobrir o líquido com gelo, mexer por 30 segundos, coar para uma taça previamente gelada. Enfeitar com a espiral de limão.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra