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Exportação de cachaça alcança melhor resultado em 12 anos

Em 2022 o Brasil exportou mais de US$ 20 milhões em cachaça; País tem 936 fabricantes de 4.969 rótulos

cachaça tellura

Melhoria da qualidade da cachaça brasileira explica o sucesso do produto no mercado internacional | Foto: Divulgação

A Cachaça brasileira, segunda bebida alcóolica preferida no País, atrás apenas da cerveja, vem conquistando espaço no mercado internacional. No ano passado, as exportações de cachaça deram um salto e alcançaram o melhor resultado em doze anos.

O valor exportado em 2022 foi de US$ 20,08 milhões, segundo dados do Ministério da Economia compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC). O resultado representa um aumento de 52,38% em relação a 2021. Em volume, o aumento foi de 29,03%, totalizando mais de 9,3 milhões de litros.

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Em 2022, a bebida foi exportada para mais de 75 países, sendo que os principais países de destino em valores foram os Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Itália.

“A cachaça é uma bebida que se apresenta como uma nova opção de consumo, uma das mais versáteis, utilizada não somente como base da coquetelaria, mas com diversas formas de ser apreciada, cheia de história e que, no caso das envelhecidas, carrega a riqueza e características das madeiras brasileiras”, explica o diretor executivo do IBRAC, Carlos Lima.

Cachaça nasceu no século XVI e faz parte da cultura nacional

Esse sucesso é fruto do esforço das empresas que ao longo dos anos vem investindo no mercado internacional, além de ações estratégicas, como o projeto setorial da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o IBRAC. As empresas apoiadas pelo projeto foram responsáveis por pelo menos 65,4% deste valor recorde de exportação. O Programa de Qualificação para Exportação de Cachaça na versão agronegócio (PEIEX Agro Cachaça), outra iniciativa desenvolvida em parceria com o IBRAC, também tem apoiado o setor, preparando e qualificando as micro, pequenas e médias empresas para venderem no exterior.

“O Projeto Setorial visa ampliar a base exportadora e consolidar o reconhecimento da Cachaça como um destilado brasileiro de qualidade e competitivo internacionalmente. E o PEIEX Agro Cachaça visa qualificar as empresas para que comecem a exportar, adequando o seu produto, sua embalagem, e entendendo as diferentes demandas de cada mercado. No ano passado, das 67 empresas apoiadas pelo Projeto, 29 exportaram US$ 12,08 milhões.

Genuinamente brasileira, a cachaça está relacionada à história do país. A bebida nasceu no Brasil, no século XVI e tem grande importância cultural, social e econômica para o país. Hoje, segundo o Anuário da Cachaça de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) existem 936 estabelecimentos produtores da bebida devidamente registrados, com 4.969 produtos. (AE)

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