Facebook lança serviço de realidade virtual
Versão do Horizon Workrooms permite reunião de usuários remotos em ambiente imersivo com interação por meio de avatares
20/08/2021O Facebook anunciou esta semana um serviço de realidade virtual desenvolvido para o trabalho remoto. Pelo Horizon Workrooms é possível se reunir com pessoas remotas, em ambientes 3D e interagir por meio de avatares.
O aplicativo não tem custo, mas o acesso precisa ser feito com o uso do Quest 2, “óculos” de realidade virtual, ainda sem previsão de ser vendido no Brasil. Nos Estados Unidos, ele custa US$ 299 (cerca de R$ 1.600).
As funcionalidades se parecem com as dos jogos em realidade imersiva. Para participar das reuniões, os usuários, que precisam ter conta do Facebook, criam animações personalizadas para interagir na sala virtual.
Facebook reproduz o ambiente real nas salas virtuais
Quadros brancos virtuais interativos alinham-se nas paredes virtuais no início das reuniões. A proposta é que os usuários possam escrever e desenhar como em uma sala de conferência presencial. O ambiente virtual pode reproduzir o escritório real a partir de captação de imagens.
“Vamos viver em um futuro de realidade mista”, vaticinou Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, em uma mesa redonda realizada esta semana com a imprensa dos Estados Unidos. A coletiva foi realizada pelo Horizon Workroom.
Segundo o jornal The New York Times, o avatar criado por Zuckeberg apresentou falhas de interação durante a apresentação.
Outro desafio para o novo serviço é o equipamento principal. O Quest 2, comercializado pelo Facebook para plataforma de jogos, passou por processo de recall recentemente, depois de notificações de casos de alergia ao material de sua composição.
“A tecnologia que dá a você essa sensação de presença é como o Santo Graal das experiências sociais, e o que eu acho que uma empresa como a nossa foi projetada para fazer ao longo do tempo”, disse Zuckerberg, depois que a falha foi corrigida e a boca de seu avatar voltou a se mexer.
“Minha esperança é que, nos próximos anos, as pessoas realmente comecem a pensar em nós não como uma empresa de mídia social, mas como uma empresa que está proporcionando uma verdadeira sensação de presença”, afirmou.
O Facebook garante que a Horizon Workrooms não usará as conversas ou os materiais utilizados para alimentar anúncios na rede social. Como imagens e vídeos do ambiente que rodeia os usuários serão apenas processados localmente dos seus computadores, as informações só serão compartilhadas com outras pessoas na sessão com autorização dos participantes.