close

Facebook vai deletar reconhecimento facial de mais de 1 bilhão de usuários

Diante de questionamentos de defensores da privacidade, Facebook acaba com sistema que reconhece fotos de usuários

facebook

Facebook disse que a decisão representa uma das maiores mudanças no uso de reconhecimento facial na história da tecnologia | Foto: Getty Images

O Facebook vai desligar seu sistema de reconhecimento facial nas próximas semanas, eliminando o recurso desenvolvido como elemento central de compartilhamento de fotos on-line que levantou preocupações entre defensores da privacidade e órgãos reguladores.

As pessoas que optaram pelo serviço não serão mais automaticamente reconhecidas em conteúdo de vídeo e foto, segundo Jerome Pesenti, vice-presidente de inteligência artificial da Meta Platforms, antiga Facebook Inc. Ele disse que a plataforma de mídia social também excluirá modelos individuais de reconhecimento facial para mais de um bilhão de pessoas.

“Precisamos pesar os casos positivos de uso para reconhecimento facial contra preocupações sociais crescentes, especialmente porque os órgãos reguladores ainda não forneceram regras claras”, disse ele em um post no site da Meta.

A mudança marca uma grande mudança para a empresa, que há muito tem elogiado a conveniência que o reconhecimento facial proporciona para os usuários e empurrado contra os defensores da privacidade que acham a tecnologia invasiva, segundo o The Wall Street Journal.

Facebook justifica fim do reconhecimento facial

Também pode ter implicações para o chamado metaverso, que é uma série de comunidades virtuais online que o chefe executivo da Meta, Mark Zuckerberg, apontou na semana passada como o futuro da empresa.

Essas comunidades são alimentadas por realidade virtual e outras tecnologias avançadas, bem como dados sobre usuários.

O Facebook no ano passado chegou a um acordo de US$ 550 milhões com o estado de Illinois, que alegou que a empresa estava usando indevidamente tecnologia de reconhecimento facial em residentes sem o seu consentimento. O Facebook não admitiu irregularidades.

Em seu post no blog, a empresa chamou a decisão como “uma das maiores mudanças no uso de reconhecimento facial na história da tecnologia”.

Mais de um terço dos usuários ativos diários da plataforma social atualmente optaram pela configuração, disse o Facebook.

Com a mudança, a tecnologia do Facebook não reconhecerá automaticamente se o rosto de alguém aparecer em vídeos, fotos ou memórias do Facebook, disse a plataforma. Os usuários também não verão uma tag sugerida em vídeos ou fotos em que possam ser apresentados.

A empresa disse que continuaria a buscar maneiras de usar o reconhecimento facial como uma ferramenta para que os usuários verificassem suas identidades nas imagens compartilhadas.

A mudança ocorre em um momento em que a empresa tem estado sob fogo substancial por suas práticas. Uma recente investigação do Wall Street Journal mostrou que a empresa de mídia social sabia que suas plataformas estavam cheias de falhas que causam danos aos usuários. A reportagem também descobriu que a empresa não corrigiu essas falhas. Zuckerberg disse que a crítica pinta uma imagem falsa da empresa.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra