close

FDA autoriza dose de reforço para adolescentes de 12 a 15 anos

A proposta da agência é que o reforço seja aplicado também em crianças a partir de 5 anos com comorbidades, antes da volta às aulas

Dose de reforço em crianças

Pedido da FDA passa agora por análise dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, que devem apresentar parecer final até quarta-feira, 5 | Getty Images

A Food and Drug Administration (FDA) autorizou doses de reforço para crianças de 12 a 15 anos. A proposta da agência de saúde americana é reforçar a barreira imunológica com a volta às aulas dos estudantes nos Estados Unidos, que ocorre em meio ao aumento do contágio pela variante ômicron em todo o país.

A decisão da FDA liberaria injeções adicionais da vacina Pfizer-BioNTech para adolescentes jovens e também tornaria reforços disponíveis para crianças de 5 a 11 anos com alguma comorbidade.

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças irão revisar a ação do FDA, com uma recomendação esperada no meio da semana, de acordo com informações do jornal Washington Post.

A FDA defende que qualquer pessoa elegível para um reforço poderia receber a injeção cinco meses após receber a segunda dose da Pfizer, hoje de seis meses.

Se o Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (CDC), que está programado para se reunir na quarta-feira, 5, aprovar as injeções adicionais, a diretora do CDC, Rochelle Walensky, deverá recomendá-las oficialmente no final da própria quarta.

Dose de reforço chegaria em momento crítico de contaminação pela variante ômicron

A tentativa de disponibilizar as doses de reforço para pessoas mais jovens ocorre em um momento em que a variante ômicron se espalha rapidamente, aumentando o número de casos de contágios e também de internações nos EUA.

Durante meses, as autoridades de saúde pública instaram os indivíduos elegíveis a receber as doses de reforço, com base em dados que sugerem a redução da vacina com o tempo.

Esse esforço assumiu uma urgência maior nas últimas semanas, à medida que a variante ômicron alimentou um aumento acentuado nas infecções nos EUA, uma média de cerca de 400.000 por dia.

Cerca de um terço dos americanos elegíveis receberam a dose de reforço, de acordo com o CDC.

A série inicial de duas doses da vacina Pfizer-BioNTech está disponível para todas as pessoas com 5 anos ou mais. Até segunda-feira, 3, contudo, as doses de reforço seguem liberados nos EUA apenas para pessoas com 16 anos ou mais.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra