Fed aperta os juros pela quinta vez consecutiva e taxa vai a 4,5%
Diante da inflação persistente, o Federal Reserve manteve aperto monetário e elevou mais uma vez a taxa de juros, desta vez em 0.5 ponto percentual
14/12/2022O Federal Reserve (Fed, banco central americano) elevou, pela quinta vez no ano, a taxa de juros em 0.5 ponto percentual. Com isso, o intervalo de juros nos Estados Unidos passa a ser de 4,25% a 4,5% ao ano.
Na última reunião, no dia 2 de novembro, o Fed elevou os juros em 0,75 ponto percentual, e o intervalo da taxa de juros ficou entre 3,75% e 4%. O comunicado do Fed cita que o crescimento do emprego foi robusto nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões de preços mais amplas.
O Fed também argumenta que a guerra na Ucrânia e eventos relacionados estão contribuindo para aumentar a pressão sobre a inflação e estão pesando sobre a atividade econômica global. O Comitê está altamente atento aos riscos de inflação.
Leia a íntegra do comunicado do Fed.
Saiba mais
- Simule o seu financiamento automotivo no Banco Safra
- Como lucrar com as ações do McDonald’s sem correr riscos
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A nova alta dos juros anunciada pelo Fed veio dentro das estimativas do Banco Safra e do mercado. “Em fevereiro é esperado ocorrer o último aumento. A inflação medida pelo CPI e veio abaixo da expectativa em 0,2%, mostrando que os preços de serviços estão controlados’, informa relatório do Safra.
A inflação medida pelo PCE, que é a inflação do consumo americana e acompanhada de perto pelo Fed, subiu 0,2% em outubro na comparação mensal e 5% na anual. O índice foi divulgado no primeiro dia de dezembro.
O núcleo do PCE foi de 0,3% na base mensal e de 6% na anual. Este retrato exclui os preços de alimentos e energia, que são mais voláteis.
Ontem, foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos de novembro que subiu 0.1%, na margem e 7,1% no comparativo ano contra ano. A expectativa do mercado era de alta de 0,2% ante outubro e de 7,3% em relação 2021.
O núcleo do CPI subiu 0,2% ante consenso de alta de 0,3% na comparação com outubro. Já em relação a novembro do ano passado, a inflação nos Estados Unidos avançou 6%. A expectativa do mercado era de elevação de 6,1%.