Fed volta a elevar a taxa de juros nos Estados Unidos
Federal Reserve desacelera o ciclo de alta dos juros dos Estados Unidos e anuncia aperto de 0,25 pontos percentuais, para o intervalo entre 4,5% e 4,75% ao ano
01/02/2023O Federal Reserve (Fed, banco central americano) elevou em 0,25 pontos percentuais a taxa de juros dos Estados Unidos. Com isso, o intervalo dos juros no país será, a partir de agora, de 4,50% a 4,75% ao ano. Esta é a sexta alta dos juros seguida da autoridade monetária.
O mercado já esperava um Fed menos contracionista, mas ainda com a postura altista, pois, a inflação ainda persiste nos Estados Unidos.
Saiba mais
- O que esperar da safra de balanços do setor financeiro
- 2023 começa com alívio na inflação e juro alto a perder de vista
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Em nota, o Fed ressaltou que os indicadores recentes apontam crescimento modesto do gasto e da produção. “Os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu um pouco, mas continua elevada”, informou a autoridade.
Segundo o documento, a guerra da Rússia contra a Ucrânia está causando enormes dificuldades econômicas e está contribuindo para aumentar a incerteza global. “O Comitê antecipa que os aumentos em curso nos juros serão apropriados para atingir uma postura de política monetária suficientemente restritiva para retornar a inflação para 2% ao longo do tempo.”
Confira a íntegra do documento aqui
“Os EUA vêm mostrando sinais de queda na atividade econômica. Tivemos notícias de queda de consumo, queda da produção industrial, queda da inflação. PIB veio abaixo do esperado e isso faz com que aumente o medo da recessão, mesmo que branda. Todos esses fatores contribuem para que os juros não subam mais tanto”, disse, Rodrigo Cohen, da Escola de Investimentos.
Na semana passada, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,9% no quarto trimestre de 2022 ante os três meses anteriores, em números anualizados.
O resultado da primeira leitura do dado superou a expectativa de alta de 2,5% da mediana dos analistas.
Em todo o ano de 2022, o PIB real dos EUA avançou 2,1% ante o ano anterior. Em 2021, tinha havido crescimento de 5,9%, na leitura oficial.
Também na semana passada, foi divulgado o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos EUA que avançou à taxa anualizada de 3,2% no quarto trimestre de 2022.
Apenas o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, subiu 3,9% no mesmo período. O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve.