O que esperar da safra de balanços do setor financeiro
Banco do Brasil e Itaú devem apresentar resultados positivos no quarto trimestre; Bradesco, Santander Brasil e Banrisul devem ter resultados fracos
26/01/2023A temporada de resultados do quarto trimestre de 2022 para o setor financeiro começa na próxima semana. Entre os bancos brasileiros, o Safra destaca pelo lado positivo o Banco do Brasil e o Itaú Unibanco. No negativo, o banco espera resultados fracos para Bradesco, Santander Brasil e Banrisul. Para as seguradoras (BB Seguridade e Porto Seguro), a previsão do Safra é de que os balanços apresentem melhores resultados.
O Banco do Brasil deve apresentar a maior expansão de receitas entre os bancos, impulsionado pela contribuição positiva da Margem Financeira Bruta e de suas outras linhas de receita (principalmente equivalência patrimonial e Previ). O BB deve atingir o ponto médio do seu guidance de lucro líquido para o ano.
Saiba mais
- Novo título do Tesouro ajuda a planejar renda extra na aposentadoria
- Jornada Valorize Seu Patrimônio destaca opções para investir em 2023
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Ainda pelo lado positivo, o Itaú Unibanco deve continuar apresentando um bom momento de resultados, com bom desempenho da margem de lucro e qualidade de crédito sob controle, levando o banco a sustentar o ROAE acima de 21%, na estimativa do Safra.
Safra de balanços traz resultados fracos para Santander e Bradesco
O Santander Brasil e Brasdesco devem registrar resultados mais fracos, ainda com pressões sobre a margem de lucro com o mercado e a qualidade do crédito, o que deve levar os resultados de ambos os bancos a recuar em relação ao ano anterior.
Para o BTG Pactual, o Safra espera resultados neutros, já que a receita deve permanecer estável no trimestre, com leves pressões sobre despesas operacionais levando a uma queda sequencial no lucro líquido, embora já esperada.
O Banrisul deve reportar resultados fracos, abaixo do seu guidance na maioria das linhas, com baixo desempenho na expansão do crédito e queda da margem financeira para 2022, apesar dos sinais positivos na qualidade do crédito.
O Safra espera que o ROAE fique na marca de 8,3% no ano (abaixo do mínimo do guidance de 9%). Por outro lado, o Banco Pan deve apresentar melhora sequencial, com boa expansão da carteira e
crescimento dos lucros, apesar das preocupações com a deterioração da qualidade do crédito.
Entre os não bancos, o Safra acredita que o setor de seguros deve apresentar bom desempenho. A BB Seguridade e a Porto devem apresentar bons resultados financeiros, uma vez que o forte crescimento dos prêmios auferidos já se reflete nos resultados operacionais das companhias. Além disso, ambas as empresas devem se beneficiar de bons resultados financeiros no trimestre.
Cielo deve apresentar balanço positivo
A Cielo também deve apresentar resultados positivos, impulsionados pelo crescimento de volume e preço tanto da Cielo Brasil quanto da Cateno. Para a B3, são esperados resultados mistos, já que o crescimento da receita foi impulsionado principalmente pela volatilidade do período eleitoral (conforme já antecipado por seus dados mensais), e as despesas operacionais ainda podem compensar parte do aumento.
Do lado negativo, o IRB Brasil RE deve reportar resultados fracos, apesar do lucro líquido positivo dos dados de outubro. A empresa provavelmente apresentará resultados negativos no trimestre, com a fraca tendência operacional sendo parcialmente compensada pelo resultado financeiro. O Safra também ajustou o preço-alvo de 2023 para IRBR3, após seu recente grupamento de ações, para R$ 51/ação (de R$ 1,7/ação).
Confira o calendário de balanços do setor financeiro AQUI