close

Fed inicia redução gradual de estímulos este ano, afirma Powell

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, afirma que maioria dos dirigentes aprova início da redução de estímulos monetários ainda em 2021

Close no dólar

Banco central dos EUA discute o momento mais apropriado para iniciar a redução das compras de títulos do programa de estímulo monetário | Foto: Getty Images

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou nesta sexta-feira que a maioria dos dirigentes da instituição concorda que, caso a economia continue a evoluir “em geral conforme antecipado”, seria “apropriado começar a reduzir o ritmo das compras de ativos neste ano”.

A declaração foi dada durante discurso no Simpósio de Jackson Hole, no qual havia expectativa sobre comentários de Powell a respeito desse processo de “tapering” nas compras de bônus. Tapering é o nome do processo de redução gradual dos estímulos à economia (compra mensal de títulos públicos) adotados durante a crise.

Powell afirmou que o Fed tem dito que continuará suas compras de ativos no ritmo atual até que ocorra mais progresso substancial rumo às metas de máximo emprego e estabilidade de preços.

Segundo ele, “mais progresso substancial” já foi atingido na inflação. Além disso, tem ocorrido “claro progresso rumo ao máximo emprego”.

Powell diz que Fed tende a iniciar ‘tapering’ ainda neste ano

Nesse contexto, a posição da maioria sobre o “tapering” ainda neste ano era majoritária entre os dirigentes na reunião de julho, comentou Powell, citando ainda que essa também era a avaliação dele sobre o tema.

O presidente do Fed, porém, também mencionou que houve uma disseminação maior da variante Delta da covid-19 nos EUA.

Ele disse que o comando do Fed avaliará com cuidado os dados por vir e os riscos no quadro. “Mesmo após nossas compras de ativos terminarem, nossa carteira elevada de ativos de longo prazo continuará a apoiar condições financeiras acomodatícias”, ressaltou.

O presidente do Federal Reserve afirmou que continua a esperar “criação forte de empregos” nos Estados Unidos, no quadro atual de reabertura econômica. Ao mesmo tempo, porém, mencionou a variante Delta como um risco de curto prazo, monitorado pelo Fed.

Durante discurso no Simpósio de Jackson Hole, Powell disse que com o tempo também será possível saber mais sobre os efeitos da cepa delta do vírus.

Variante delta e mercado de trabalho

Segundo ele, no quadro atual a política monetária está “bem posicionada”, mas o Fed está pronto para ajustar a política conforme apropriado, para atingir suas metas.

Powell citou o avanço na vacinação, a reabertura de escolas e o fim de benefícios de auxílio-desemprego como fatores que devem apoiar o mercado de trabalho.

“Embora a variante delta seja um risco de curto prazo, as perspectivas são boas por um progresso continuado rumo ao máximo emprego”, avaliou o presidente do Fed. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra