Fed mantém juros dos EUA entre 0% e 0,25% ao ano
Decisão foi unânime entre membros do comitê do banco central dos EUA e motivada pelo progresso com a vacinação contra a covid-19
16/06/2021O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) decidiu manter a taxa de juros no intervalo de 0% a 0,25% ao ano.
A decisão do Fed sobre os juros – chamados de Fed funds – foi unânime entre os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).
A determinação também está em linha com o esperado pelo Banco Safra.
O Fed também decidiu manter a taxa de desconto em 0,25%, mas elevou a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) de 0,10% a 0,15%.
Vacinação e a decisão do Fed sobre juros
A instituição diz no comunicado da decisão que a atividade econômica e os empregos nos Estados Unidos se fortaleceram com os “progressos” na vacinação contra a covid-19 e as políticas de apoio.
O avanço da campanha de vacinação reduziu a força da pandemia nos EUA, aponta ainda o documento.
“A trajetória da economia dependerá significativamente do curso do vírus, incluindo o progresso da vacinação”, afirma o Fed, acrescentando que os “riscos para as perspectivas econômicas permanecem”.
A autoridade monetária destaca que os setores mais afetados permanecem frágeis, ainda que tenham mostrado melhoras na condições.
Aumento de juros em 2023
De acordo com informações do próprio Fed, a maioria dos dirigentes da autoridade monetária espera uma alta de juros em 2023.
Apenas cinco integrantes projetam que a taxa dos Fed funds permanecerá na faixa atual de 0% a 0,25% em até dois anos. Na última divulgação, este número havia sido de 11 membros.
Para 2022, 11 dirigentes veem os juros na faixa atual, cinco projetam a taxa na faixa entre 0,25% e 0,5%, e dois entre 0,50% e 0,75%. (Com AE)