O que você deveria saber sobre finanças sustentáveis?
O conceito de finanças sustentáveis associa a busca de resultados financeiros com responsabilidade social e ambiental
08/01/2024As finanças sustentáveis combinam lucro com impacto positivo, moldando o futuro do setor financeiro de forma mais preocupada com aspectos ambientais e sociais.
Atualmente, o Brasil tem avançado no tema e oferecido cada vez mais soluções financeiras sustentáveis, de crédito, gestão de títulos e também investimentos, além de outras medidas para estimular essa visão ambientalmente correta do mundo financeiro.
Finanças sustentáveis não são apenas uma tendência, mas uma abordagem inteligente para investir em um futuro mais equilibrado e próspero para a humanidade.
Uma estratégia para um futuro mais sustentável não só para as finanças, mas para o clima, natureza e energia será um dos temas discutidos durante o Fórum Econômico Mundial, que acontecerá entre 15 a 19 de janeiro na cidade de Davos, na Suíça. O evento reunirá chefes de estado, CEOs de empresas, representantes da sociedade civil e líderes juvenis de todo o mundo sob o lema “Reconstruindo a confiança”.
Saiba mais
- Assaí amplia receita com impulso da conversão das lojas do Extra
- ISA CTEEP: líder em transmissão lucra R$ 475 milhões no 3º trimestre
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O que são finanças sustentáveis?
O conceito de finanças sustentáveis diz respeito à tendência de movimentação dos fluxos financeiros para atividades financeiras que considerem aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG).
Isso inclui, portanto, desde a concessão de crédito, gestão de títulos de valores mobiliários (TVM) até a escolha de produtos de investimento que ofereçam impactos positivos tanto no meio ambiente quanto na sociedade, sem comprometer o retorno financeiro.
Além disso, algumas entidades também consideram a transparência em relação a riscos relacionados a aspectos ESG e a consequente mitigação desses riscos através de uma governança adequada, tanto financeira quanto empresarial.
Qual é o objetivo das finanças sustentáveis?
As finanças sustentáveis contribuem com uma transição da economia pautada pelo consumismo para uma economia mais consciente, com foco na redução da emissão de carbono e apostando em outras medidas mais sustentáveis.
Dessa forma, o incentivo às finanças sustentáveis ajuda na construção de produtos financeiros e de negócios que se preocupem com os impactos ao meio ambiente.
Instituições financeiras, de um modo geral, têm usado, por exemplo, além do risco-retorno, mais critérios ASG para tomar decisões sobre investimentos, créditos e incentivos fiscais.
Soluções de investimentos sustentáveis
Especialmente no campo dos investimentos, o avanço do tema no Brasil tem trazido muitas opções para quem quer aliar o lucro com a responsabilidade ambiental e social.
Muitos tem estratégias inovadoras para compor e diversificar o seu portfólio. Conheça algumas possibilidades de investimento:
- Green Bonds: são títulos de dívida emitidos para financiar projetos ambientalmente amigáveis, como energia limpa, transporte sustentável e conservação de recursos naturais.
- Letras Financeiras Verdes: semelhantes aos green bonds, são títulos emitidos por instituições financeiras, direcionados para financiar atividades que contribuam para a sustentabilidade.
- Fundos de Investimento Socialmente Responsáveis (SRI): investem em empresas que adotam práticas responsáveis, recompensando investidores e empresas éticas.
Como o Brasil está posicionado no tema?
O Brasil tem avançado em um plano de transição ecológica com o objetivo de fazer uma “revolução verde” na economia doméstica.
O plano envolve uma nova proposta para o mercado de carbono, a emissão de títulos sustentáveis e a criação de uma taxonomia nacional focada em sustentabilidade. Saiba mais:
- Sistema para Dívida Soberana
O Governo está preparando uma estratégia sistemática para embasar a emissão de títulos públicos soberanos temáticos da Dívida Pública Federal.
O Comitê de Finanças Sustentáveis Soberanas deve considerar as melhores práticas globais de critérios ambientais, sociais e de governança durante a seleção das programações orçamentárias.
O objetivo é apoiar para que o Brasil se torne, novamente, destaque na área ambiental, dessa vez através do mercado internacional de bonds.
- Taxonomia Sustentável
Em setembro e outubro de 2023, uma consulta pública foi realizada para criar uma taxonomia sustentável, ou seja, uma espécie de vocabulário dos ativos financeiros e atividades econômicas, com três objetivos principais:
- Atrair investimentos para áreas de impacto positivo
- Estimular inovações tecnológicas para uma economia mais verde
- Construir uma base sólida para a produção de informações confiáveis relacionadas às finanças sustentáveis.
Conheça as boas práticas de ESG do Safra
O Banco Safra passou a adotar rigorosas políticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Essas políticas cuidam de cada detalhe, desde a cadeia de clientes e fornecedores até para quem o banco concede crédito ou em quem investe. A missão do Safra com essa política é cuidar do legado das futuras gerações.