close

Agricultura sustentável: oportunidades de um mercado em expansão

A agricultura sustentável tornou-se estratégica para o enfrentamento da crise climática e fator de competitividade internacional

Agricultura sustentável

Brasil tem sido globalmente visto como foco da produção agropecuária sustentável, contribuindo com a oferta global de alimentos e energia | Foto: Getty Images

A sustentabilidade no agronegócio virou sinônimo de competitividade em um cenário onde o mercado internacional é cada vez mais regulado por regras voltadas para as boas práticas. Para ser considerada sustentável, a agricultura deve considerar planos de preservação ambiental com o objetivo de cuidar melhor do planeta e moldar o futuro da humanidade. 

A agricultura sustentável é considerada fundamental para o enfrentamento da ameaça climática. Um dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU determina, por exemplo, a necessidade de investimentos em modelos agrícolas que conservem a biodiversidade e os ecossistemas.   

No Brasil, o tema tem sido discutido de forma mais expressiva em agendas políticas, sociais e econômicas, com base, por exemplo, nos parâmetros do Acordo de Paris. 

Assuntos como o impacto da agricultura sustentável para o clima, a natureza e a cadeia global de suprimentos discutidos durante o Fórum Econômico Mundial, que acontecerá entre 15 a 19 de janeiro de 2024 na cidade de Davos, na Suíça. O evento reunirá chefes de estado, CEOs de empresas, representantes da sociedade civil e líderes juvenis de todo o mundo sob o lema “Reconstruindo a confiança”. 

O que é agricultura sustentável? 

A agricultura sustentável é um modelo que visa a produção de alimentos de forma responsável, minimizando o impacto ambiental e promovendo a conservação dos recursos naturais.  

Seu objetivo é garantir a produtividade atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas necessidades, equilibrando-se entre produtividade e preservação. 

Entre as medidas tomadas, podemos citar o sistema de plantio direto, contribuindo para a proteção do solo de erosões e a diminuição do uso de adubos químicos, fertilizantes e pesticidas, além do uso de fontes de energia renováveis, como biometano, eólica e solar. 

Além do ganho de produtividade, o aumento da busca por alimentos saudáveis tem crescido, o que cria um novo e lucrativo mercado de produções mais orgânicas e sustentáveis. 

Quais as vantagens da agricultura sustentável? 

A ideia de agricultura sustentável não é só para a proteção do meio ambiente, mas uma estratégia inteligente para agricultores e instituições envolvidas no segmento. 

Entre as vantagens possíveis, estão: 

  • Lavoura mais produtiva e resistente 
  • Produção de alimentos mais saudáveis 
  • Redução de custos operacionais e desperdícios 
  • Aumento da qualidade do solo 
  • Aumento do valor agregado ao produto 

Além disso, alguns mercados internacionais são mais exigentes quanto aos produtos importados. Alguns países da União Europeia, por exemplo, dão preferência a produtos cultivados em condições mais sustentáveis. 

Adotar práticas sustentáveis pode, também, melhorar a resiliência da lavoura em face das mudanças climáticas, contribuindo não só para a estabilidade econômica do agricultor, mas para a segurança alimentar de todo o mundo. 

Práticas sustentáveis de agricultura no campo 

Para implementar a agricultura sustentável, é essencial adotar medidas práticas e técnicas que favorecem a saúde das pessoas, das águas e do solo. Aqui estão algumas ações iniciais: 

  • Rotação de Culturas 

Alternar as culturas a cada safra ajuda a melhorar a saúde do solo, evita o esgotamento de nutrientes e reduz a necessidade de pesticidas. 

  • Uso eficiente de recursos hídricos 

Implementar sistemas de irrigação mais eficientes reduz o desperdício de água e contribui para a conservação dos recursos hídricos. Outra opção é o reuso da água da chuva. 

  • Manutenção da biodiversidade 

Integrar práticas que promovam a diversidade de plantas e insetos beneficia a polinização e a resistência natural a pragas. 

  • Tecnologia sustentável 

Investir em tecnologia moderna, como sensores e monitoramento, permite o uso mais preciso de recursos, economizando dinheiro e minimizando o impacto ambiental. 

  • Energia renovável 

Fontes de energia renovável como a energia solar ajudam a manter a estabilidade produtiva, reduzem os impactos ambientais e os custos de produção. 

Agricultura sustentável no Brasil 

A agricultura brasileira tem acolhido, nas últimas décadas, alternativas sustentáveis como, por exemplo, a produção de orgânicos. Não só do ponto de vista ambiental, mas também por ser um mercado cada vez mais demandado pelos consumidores. 

Dessa forma, o Brasil tem sido globalmente visto como foco da produção agropecuária sustentável, contribuindo com a oferta global de alimentos e energia, a segurança alimentar, além de ajudar a minimizar os efeitos da pandemia de covid-19 e da crise gerada pela guerra Rússia-Ucrânia. 

Além da agricultura sustentável, o Brasil tem avançado em um plano de transição ecológica com o objetivo de fazer uma “revolução verde” na economia doméstica. 

O plano envolve uma nova proposta para o mercado de carbono, a emissão de títulos sustentáveis e a criação de uma taxonomia nacional focada em sustentabilidade. 

Conheça as boas práticas de ESG do Safra   

O Banco Safra passou a adotar rigorosas políticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Essas políticas cuidam de cada detalhe, desde a cadeia de clientes e fornecedores até para quem o banco concede crédito ou em quem investe.  A missão do Safra com essa política é cuidar do legado das futuras gerações.  

Conheça as políticas ESG do Safra  

Abra sua conta no Safra. 

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra