close

O que está mudando no mercado de investimentos

Após a compra da Guide Investimentos pelo Banco Safra, agência de classificação de risco Fitch divulga relatório sobre o que muda no setor

Ivestimentos

O lance mais recente do mercado foi a compra da Guide pelo Banco Safra anunciada nesta semana | Foto: Getty Images

O aumento da onda de fusões e aquisições de plataformas de investimentos digitais independentes expõe os desafios que o setor enfrenta, e esse movimento deve levar a uma maior concentração no mercado de investimentos brasileiro, de acordo com a Fitch Ratings.

Em relatório, a agência de classificação de risco aponta que os bancos maiores foram pressionados a fortalecer as suas linhas de produtos, enquanto novatas de tecnologia financeira bem estabelecidas, a fim de defender sua participação de mercado, viram uma oportunidade para ser compradores ativos de concorrentes.

Nos últimos três anos, o mercado brasileiro viu fusões e aquisições relevantes, como a da Easynvest pelo Nubank; da Toro pelo Santander; Necton e Órama pelo BTG; com o lance mais recente sendo a compra da Guide pelo Banco Safra anunciada nesta semana.

Embora, até o momento, não se espere que as aquisições alterem o perfil geral de negócios dos compradores, a Fitch considera que o setor de investimentos brasileiro tende a se concentrar em poucos participantes, a exemplo do que se viu nos anos 2000 e um pouco além de 2010.

A Fitch considera que esses competidores devem aumentar as oportunidades de venda cruzada de serviços – principalmente seguros e crédito –, mas também de gestão de recursos, consultoria, banco de investimento e outros produtos relativamente sofisticados, uma vez que podem tirar partido da escala e monetização de novos clientes.

“Por outro lado, para plataformas digitais de menor porte e ainda não consolidadas, os desafios deverão se manter e, potencialmente, se agravar ao longo de 2024, embora possam ser parcialmente mitigados pelas melhorias graduais no ambiente operacional doméstico.”

Varejo impulsionou plataformas de investimentos

Ao longo da última década, o rápido crescimento das plataformas de investimento digitais foi impulsionado pela expansão significativa dos clientes de varejo, levando a uma fragmentação do mercado e a um aumento da concorrência entre os grandes bancos tradicionais e as iniciativas digitais.

Outro evento que impactou positivamente a indústria foi o aumento do limite do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), em 2013, para R$ 250 mil, o que fez com que a maioria dos depositantes de bancos de varejo fossem cobertos pelo seguro, descreve a Fitch.

Essa mudança provocou uma migração gradual da estrutura de financiamento dos bancos de pequeno e médio porte para uma combinação mais equilibrada entre investidores institucionais e plataformas de investimento de varejo, reduzindo não só as concentrações, mas também melhorando o prazo e perfil da captação.

“No entanto, uma década mais tarde, tornou-se claro que a concorrência feroz com grandes grupos bancários, os elevados investimentos exigidos em TI (e aquisição de clientes), os spreads mais baixos impulsionados principalmente pelas taxas de corretagem gratuitas em muitas classes de ativos expuseram os desafios que instituições menores e menos diversificadas enfrentam para alcançar resultados positivos”, escreve a Fitch.

O setor tem sofrido uma pressão crescente devido a uma conjunção de fatores, lista a agência. Os mercados experimentaram um período de alta volatilidade desde 2020, caracterizada por flutuações nas taxas de juros, resgates substanciais de fundos de investimentos, inflação persistente e uma limitação prolongada das atividades do mercado de capitais.

“Consequentemente, esses desafios impuseram limitações significativas ao crescimento das receitas na indústria”, avalia a Fitch. Além disso, alguns participantes tiveram restrições para levantar capital e sustentar seus planos de negócios, diante de taxas de juros mais elevadas e incertezas globais. (Valor Econômico)

Abra sua conta no Safra.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra