Fundo Mubadala desiste de comprar o Burger King no Brasil
Fundo soberano de Abu Dhabi retira a proposta de comprar a rede de fast food no Brasil por R$ 940 milhões e ações da Zamp despencam
23/09/2022O fundo Mubadala voltou atrás nesta sexta-feira, 23, na proposta de comprar o Burger King no Brasil. A revogação ocorreu porque não houve garantia de manter inalterados contratos de franquia e licenciamento das marcas Burger King e Popeys, caso o acordo de compra fosse fechado.
Para o fundo soberano de Abu Dhabi, a resposta dada pela franqueadora Restaurant Brands International é um impeditivo para a efetivação da operação de aquisição da Zamp (nome atual do Burger King Brasil). A compra seria realizada por meio de uma oferta pública de ações (OPA).
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O Mubadala anunciou o interesse na compra do negócio, oferecendo R$ 7,55 por ação da Zamp, valor que subiu para R$ 8,31 pouco tempo depois por 45,1% da companhia. Atualmente, o fundo detém 5% da empresa.
Após o anúncio da revogação de oferta de compra, as ações da Zamp despencaram nesta sexta-feira, com queda de mais de 5% até o meio-dia.
Fundo Mubadala pagaria R$ 940 milhões pelo controle da dona do Burger King no Brasil
A proposta previa a aquisição de 45,15% das ações do grupo Zamp. Se a operação fosse concretizada, a MC Brazil F&B Participações – controlada pelo Mubadala Capital, fundo soberano de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos – desembolsaria R$ 940 milhões e passará a ter 50,10% do capital social da Zamp.
Segundo acionistas e investidores, a proposta do Mubadala Capital para assumir o controle da Zamp não foi recebida com o mesmo entusiasmo pelos principais acionistas da rede.
De acordo com as fontes, um dos fatores de descontentamento é o fato de que a oferta representa uma queda de mais de 60% em relação à média de preço da ação do Burger King antes da pandemia, em 2019 – quando os papéis eram cotados a cerca de R$ 20.
Nos EUA, em outubro do ano passado, o Mubadala Capital adquiriu a K-MAC Enterprises, companhia que opera mais de 300 restaurantes da Taco Bell e representa cerca de 4% de toda a rede da marca. Por aqui, o que teria feito o fundo olhar para a operação nacional do Burger King foi o preço. Os comentários são também de que o Mubadala pode olhar outros negócios no mento. (AE)