close

Fundos imobiliários estão mais atrativos com a inflação em queda

Mesmo sem a sinalização do BC de corte dos juros nas próximas reuniões, a queda dos preços aumentam o valor dos ativos, informa relatório do Banco Safra

Funcionários em uma obra civil

De acordo com relatório do Banco Safra, os fundos de tijolo são os mais sensíveis ao ciclo de cortes na Selic | Foto: Getty Images

A proximidade do início do ciclo de cortes nas taxas de juros já vem beneficiando os fundos imobiliários e, apesar das altas recentes, ainda há oportunidades de valorização.

De acordo com relatório do Banco Safra, os fundos de tijolo são os mais sensíveis ao ciclo de cortes na Selic. “Mas também há boas oportunidades em fundos de papel indexados à inflação”, informa o relatório.

Saiba mais

O estrategista do Banco Safra, Cauê Pinheiro, explicou que, mesmo com a não sinalização do Banco Central de que o ciclo de baixa dos juros poderia se iniciar nas próximas reuniões, os fundos imobiliários continuam entre as boas opções de investimento. “Independente do corte na taxa ser em agosto ou setembro, a recomendação é válida. Há potencial de valorização. A curva de juros ainda mantém a expectativa de corte de juros em agosto, mesmo depois do Copom”, disse Pinheiro.

De acordo com o Safra, o mercado aumentou suas expectativas em relação à proximidade do início do corte de juros após os últimos dados de inflação mostrarem um processo de desinflação, o que suporta os preços dos fundos imobiliários.

“Há espaço para continuidade desse movimento, pois ainda vemos o Ifix (índice de fundos imobiliários) negociando a um valor atraente (o Ifix negocia a 0,86x o Preço/Valor Patrimonial) e o prêmio do dividend yield do Ifix sobre a taxa da NTNB 2035 (título público) está em 5,90 ponto percentual (pp), bastante acima da média dos últimos 5 anos, que é de 3,85 pp”, informa o relatório.

O Safra pondera, no entanto, que apesar do Ifix negociar com desconto, parte deste movimento de recuperação de preços já aconteceu. Por isso, acrescenta o banco, faz sentido uma alocação mais seletiva e cautelosa neste tipo de ativo no futuro.

“Dessa forma, entendemos que a melhor forma de se expor ao cenário que se desenha para os próximos meses é através dos fundos JS Real Estate (JSRE11), CSHG Real Estate (HGRE11), Vinci Logística (VILG11), HSI Malls (HSML11) e Kinea Índice de Preços (KNIP11)”, ressaltou o banco em relatório.

O Safra informou, também, que o fundo JSAF passou a integrar o índice de fundos imobiliários, o Ifix, neste mês de junho.

Confira a íntegra do relatório aqui.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra