Google afirma que Inteligência Artificial favorece crescimento global
Vice-Presidente da Big Tech considera a IA Generativa “a maior mudança tecnológica que veremos em nossas vidas” com impacto em governos, empresas e pessoas.
27/09/2023A Inteligência Artificial Generativa é um dos temas do momento e já mostra impactos econômicos em todo o mundo. Para o Google, essa tecnologia vai potencializar a produtividade em empresas e consequentemente crescer o PIB global em 7% já em 2024. A estimativa foi citada durante o painel apresentado por Hamidou Dia, Vice-Presidente do Google, na J. Safra Brazil Conference, em painel com o tema “Inteligência Artificial: Mudando e moldando o futuro”.
“O Google vem se preparando para esse momento há muito tempo. Queremos melhorar a vida das pessoas e tornar a IA mais útil”, observou o executivo da Big Tech, que também revelou que US$ 1,2 bilhão será investido pela empresa na América Latina para ampliar a capacidade de transformação digital da região.
O vice-presidente global da organização de arquitetura de soluções de IA Generativa do Google Cloud teve a conversa moderada por Eduardo Lopez, presidente da Google Cloud na América Latina, e Mauro Oliveira, do Banco J. Safra.
Confira a visão de Hamidou Dia sobre algumas das principais dúvidas sobre IA atualmente.
Por que a Inteligência Artificial Generativa tem tanto impacto?
“A IA generativa é a maior mudança tecnológica que veremos em nossas vidas. Ela vai impactar todo governo e empresa e mudará a forma que vivemos e trabalhamos”
O executivo lembra que a Inteligência Artificial não é nova, mas o tipo generativo prevê respostas com uma base enorme de dados, criando padrões, resumindo e entregando resultados – e por isso é tão disruptiva. Além disso, pode criar além do formato em texto, como vídeos e imagens.
O avanço da tecnologia foi sustentado pelo avanço nas pesquisas e democratização da IA e a evolução dos computadores por meio de aplicações e softwares, como o Google Bard.
Como utilizar Inteligência Artificial nas empresas?
“Este é só o começo (para as empresas). Entramos em uma nova era que será moldada pela IA nos próximos 10 anos”
Para Dia, cada empresa deve entender a sua entrega e como a IA Generativa pode auxiliá-la. Algumas das entregas possíveis envolvem melhoria de produção, transformar o contato com clientes e colaboradores, geração de conteúdo, redução de custos, geração de valores para acionistas e simplificar e acelerar acesso a dados complexos.
“Em um banco de investimento, há muita pesquisa e dados. A IA Generativa pode carregar informações muito rapidamente, começar a fazer perguntas e analisar essas informações em horas”, exemplifica o executivo.
Como é a prevenção a riscos, proteção a dados e cybersegurança da IA?
“Temos uma abordagem orientada ao consumidor. É IA contra IA e nós sabemos que temos a melhor delas”
O Google fez pesquisas relacionadas à ética na tecnologia, transparência e responsabilidade, se comprometendo a compartilhar tudo que sabem em relação a segurança da IA Generativa, segundo Dia.
Há também particularidades no uso de empresas. A IA Generativa proprietária da Big Tech oferece chaves de criptografia, ou seja, um ambiente privado em que companhias utilizam tecnologia de forma mais segura.
Outro ponto de atenção e pesquisa foi com o mal uso ou invasões ao sistema. A ferramenta do Google tem defesas contra usuários que tentam gerar conteúdos maléficos, com vieses, e a entrada de malwares. “Há modelos de IA que colocam palavras na boca de um emissor que não falou aquilo, por exemplo”, lembra.
Há necessidade de regulamentar a Inteligência Artificial Generativa?
“O que precisamos fazer para que seja benéfico para a sociedade? Precisamos de regulação, mas sem brecar a inovação”
O Google vê necessidade de regulamentação e, segundo o Vice-Presidente, até orienta o governo dos EUA junto de outras empresas de tecnologia sobre este tema. Ele ainda lembra que outros governos vêm criando comissões para discutir o assunto e há órgãos internacionais pensando em como regular a IA Generativa.
Um ponto de divergência citado pelo executivo é a propriedade da informação gerada por uma IA Generativa. “Ela é da IA ou é sua, que gerou o conteúdo? (No Google) Asseguramos que a tecnologia não infringe direitos autorais”.
A IA Generativa vai substituir empregos?
“Eu tenho uma visão positiva: o fato é que todos os trabalhos vão se tornar mais produtivos”
Para Dia, a tecnologia incorporada à rotina profissional vai ajudar, mas caso não esteja incorporada pode impactar em alguns empregos. Aos que utilizarem IA, o aumento de produtividade abre possibilidade de trabalhar menos dias por semana.
A visão de Dia foi complementada por Eduardo Lopez neste ponto: “IA é usada para melhorar o trabalho das pessoas, não substituir, dar mais qualidade de vida e no trabalho. Usamos IA para apoiar decisões, não tomar o lugar de pessoas”.
Como incorporar a IA Generativa à cultura das empresas?
“Nenhuma tecnologia gerou tanta urgência em salas de diretorias e conselhos”
Líderes de empresas querem gerar mais valor aos seus acionistas com inovação e eficiência e, por isso, buscam assegurar que não ficarão para trás enquanto as concorrentes usam IA.
Para que isso ocorra, o Vice-Presidente do Google dá algumas orientações. “O uso da IA deve estar alinhado à entrega da companhia. É importante ter governança na implantação, com envolvimento da área de compliance, e ter engenheiros de dados que possam ajudar a manusear a tecnologia”.
J. Safra Brazil Conference
O megaevento realizado pelo Banco J. Safra acontece entre no hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP), e conta com palestras de personalidades nacionais e estrangeiras.
São mais de 100 empresas brasileiras, com agendas de painéis sobre temas da atualidade e mais de 1.000 convidados entre executivos e investidores. O objetivo é discutir o cenário macroeconômico e político do Brasil e do mundo.