close

Setor de serviços desacelera em dezembro e fica abaixo do esperado

O volume de serviços prestados no país subiu 0,3% em dezembro, frente a novembro, e fechou o ano de 2023 com alta de 2,3%

Serviços

A alta em dezembro foi menor que a mediana das estimativas consultorias e instituições financeiras | Foto: Getty Images

O volume de serviços prestados no país subiu 0,3% em dezembro, frente a novembro, e fechou o ano de 2023 com alta de 2,3%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em novembro, houve alta de 0,9% (após revisão de dado divulgado inicialmente como aumento de 0,4%). Na comparação com dezembro de 2022, o indicador recuou 2%.

Saiba mais

A alta em dezembro foi menor que a mediana das estimativas consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de alta de 0,6%. O intervalo das projeções ia de estabilidade a alta de 1% em dezembro.

O crescimento dos serviços em dezembro foi o segundo consecutivo, com alta acumulada de 1,2%. Com isso, recupera parte da perda de 2,1% registrada entre agosto e outubro.

Crescimento do setor de serviços em 2023 fica dentro do esperado

Já o resultado para 2023 veio em linha com a expectativa mediana, que era de alta de 2,3%, com intervalo de projeções entre 2,1% a 2,4%. Foi o terceiro ano seguido de crescimento de serviços, após a queda em 2020, o primeiro ano da pandemia.

Com o desempenho de dezembro, os serviços estão em patamar 11,7% acima do nível de pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica (dezembro de 2022).

O IBGE informou ainda que a receita nominal ficou estável na passagem entre novembro e dezembro. Na comparação com dezembro de 2022, a receita de serviços teve alta de 2,8%. No ano de 2023, a receita nominal subiu 6,4% frente a 2022. (Valor Econômico)

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra