close

Ibovespa acumula queda de 3,73% na semana

No ano, desvalorização do índice da B3 chega a 8%. Ações de commodities metálicas, porém, ajudaram o Ibovespa a fechar pregão de sexta-feira no terreno positivo

Mercado ainda monitora a possibilidade de recessão mundial com a divulgação de dados ruins do PIB da China | Foto: Getty Images

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, que operou em instabilidade boa parte da sessão da sexta-feira, 15, fechou em alta acompanhando os índices americanos e melhora dos papéis de commodities metálicas que recuperaram o tombo da véspera.

A bolsa subiu 0,45%, aos 96.551 pontos, depois de oscilar entre 95.266 e 96.970 pontos. O volume financeiro foi de R$ 20,4 bilhões. Com o resultado, o indicador acumulou perda de 3,73% na semana. No mês, a queda é de cerca de 3% e no ano em torno de 8%.

Saiba mais

Na parte final do pregão, a Bolsa passou a acompanhar os índices americanos que caminharam no terreno positivo após dados melhores que o esperado das vendas do varejo americano. Dow Jones avançou 2,14%, S&P 500 subiu 1,91% e Nasdaq ganhou 1,79%.

Segundo o Departamento de Comércio americano, as vendas no varejo em junho subiram 1% em relação a maio, um desempenho melhor do que o consenso de mercado, que era de alta de 0,9%.

Já a China, segunda maior economia do mundo, mostrou desaceleração econômica o que aumenta os temores de uma recessão global.

economia da China cresceu 0,4% em relação ao ano anterior no segundo trimestre, refletindo o preço que os rigorosos bloqueios pela covid-19 de Pequim cobraram da atividade econômica. O resultado ficou abaixo da expansão de 0,9% esperada pelos economistas consultados pelo The Wall Street Journal.

A economia chinesa contraiu 2,6% no período de abril a junho em relação ao primeiro trimestre, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 15, (noite de quinta-feira no horário de Brasília) pelo Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

Ele marcou a primeira contração trimestral desde o primeiro trimestre de 2020, quando a economia chinesa foi paralisada pelos surtos iniciais de covid-19.

Os números também colocam a meta oficial de crescimento econômico da China de cerca de 5,5% este ano cada vez mais fora de alcance. No primeiro semestre do ano, o PIB da China cresceu 2,5% em relação ao ano anterior, disse o departamento de estatísticas.

“Trimestre foi ruim, mas dado de junho para indústria, varejo vieram bons, com investimento dando rebote, principalmente liderado por empresas estatais. Então, o que o governo esperava está ocorrendo, com investimento em infraestrutura surtindo efeito”, informou o Banco Safra em relatório.

Com este desempenho do PIB no segundo trimestre na China, o minério de ferro, no mercado à vista, manteve a trajetória de queda do dia anterior. O minério com 62% de teor de ferro foi cotado a US$ 96,04 a tonelada no porto chinês de Qingdao, uma queda de 4,24%.

A Vale, que na quinta-feira, 14, liderou as perdas do Ibovespa e caiu quase 7%, teve um pregão de recuperação na sexta-feira. A ação da mineradora se valorizou 0,62%. As siderúrgicas também tiveram melhora nos negócios nesta sessão. A CSN avançou 2,90%, a Usiminas fechou em alta de 4,22% e a Gerdau ganhou 5,94%, e foi a maior alta do Ibovespa.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra