close

Idosos acima de 90 já podem tomar vacina em SP

Prefeitura da Capital paulista antecipou para hoje a vacinação que estava programada para começar na segunda-feira

Idosos vacinados em drive-thru

São Paulo também terá sistema de vacinação em drive-thru, a exemplo do que já ocorre no Campus do Maracanã, no Rio | Foto: AE

Todas as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo iniciam a vacinação de idosos com 90 anos ou mais a partir desta sexta-feira, 5. O início foi estava programado para segunda-feira, mas foi antecipado pelo prefeito Bruno Covas.

Também terá início hoje a vacinação domiciliar, para a mesma faixa etária, de pessoas que tiverem restrição de mobilidade.

A orientação é que o idoso vá até a UBS mais próxima de sua residência e apresente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a carteira de vacinação e o Cartão SUS, se tiver.

 É recomendável que se faça o pré-cadastro no site Vacina Já, do governo do Estado, pois isso vai facilitar o atendimento na hora de tomar a vacina.

Deverão ser seguidos todos os protocolos sanitários vigentes, como distanciamento físico, uso de máscara, higienização com álcool em gel.

Para evitar aglomerações, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa.

Os endereços das UBSs podem ser consultados no site do sistema de saúde da Prefeitura.

Outras capitais já iniciaram a vacinação de idosos. No Recife, pessoas com mais de 85 anos estão sendo vacinadas desde 26 de janeiro. Cerca de 26 mil idosos e profissionais de saúde já tomaram a vacina no Recife.

Em Fortaleza a vacinação começou em 27 de janeiro para pessoas com mais de 75 anos. Manaus, em situação de emergência, também iniciou a vacinação para idosos com mais de 80 anos no fim de janeiro. Outras capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Rio Branco, Boa Vista e Porto Velho iniciaram a vacinação de idosos esta semana.

São Paulo terá sistema de drive-thru

A partir de segunda-feira, dia 8, além da rede municipal de saúde, também serão abertos cinco locais na Capital paulista em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro, no sistema drive-thru.

Também haverá vacinação em quatro centros-escolas do município. A vacinação nos drive-thrus ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas UBSs e nos centros-escolas, das 7h às 19h.

Os postos de drive-thru serão montados nos seguintes locais:

  1. Praça Charles Miller – Estádio do Pacaembu (zona oeste)
  2. Neo Química Arena Corinthians (zona leste)
  3. Autódromo de Interlagos – rua Jacinto Júlio, Portão EHN (zona sul)
  4. Centro de Exposições do Anhembi – rua Olavo Fontoura, portão 38 (zona norte)
  5. Igreja Boas Novas – rua Marechal Malet, 611, Parque da Vila Prudente (zona leste)

Os quatro centros-escola ficam nos seguintes endereços:

Centro-Escola Barra Funda
Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283

Centro-Escola Vila Mariana
Rua Ambrosina de Macedo, 94

Centro-Escola Geraldo de Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 925

Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã
Av. Vital Brasil, 1.490

Vacinação em domicílio:

Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção atendidos pelo Programa Saúde da Família (PSF) serão vacinados em suas casas.

São Paulo já vacinou mais de 24 mil idosos

O município já vacinou 24.171 idosos, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros locais.

A campanha de imunização contra a Covid-19 na capital é realizada de acordo com a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde, seguindo etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação do Governo de São Paulo.

Profissionais de saúde autônomos

Na terça-feira, dia 11, terá início a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos.

Pré-cadastro no site Vacina Já

Os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já.

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão.

O pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para imunização, evitando aglomeração nos locais.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra