Índice Safrapay de comércio mostra recuperação da economia em novembro
Queda do consumo em outubro aparenta ser temporária e dados de novembro já indicam recuperação, segundo o Banco Safra
27/11/2023O Índice Safrapay do Comércio Ampliado apresentou queda de 3,2% no mês de outubro em relação a setembro, com recuo de 9,5% na comparação interanual. Já o Índice Safrapay do Comércio Restrito registrou variações de -1,5% m/m e -8,3% a/a no mesmo período. O índice analisa de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay, do Banco Safra.
As quedas nas atividades de Hipermercados e supermercados e Móveis e Eletrodomésticos destacam-se no Índice Safrapay do Comércio Ampliado. O primeiro setor apresentou variações de -3,2% m/m e -14,4% a/a, e o segundo de -2,8% m/m e -8,9% a/a. Do lado positivo, acha-se a atividade de Veículos, motocicletas, partes e peças, com variação mensal de 1% m/m.
O Índice Safrapay de Atividade de Serviços apresentou queda de 0,2% m/m, mas alta de 5,4% a/a.
A leve queda do Índice na margem foi influenciada principalmente pelo segmento de Serviços Prestados às Famílias, que caiu 5,3% m/m e 16,1% a/a. Entretanto, a atividade de Informação e Comunicação apresentou alta mensal de 1,8% m/m e anual de 14,7%, influenciando positivamente o setor de serviços e permitindo que o grupo como um todo apresentasse significativa alta vis-à-vis 2022.
O Índice Safrapay da Atividade Econômica Brasileira, que combina comércio, serviços e indústria, fechou o mês de outubro com altas de 0,1% em relação ao mês de setembro e 3,8% na comparação interanual.
A pequena alta na comparação mês a mês reflete um maior consumo de energia elétrica pelas empresas, representando um bom comportamento da indústria, em contraste com a fraqueza do comércio e serviços.
Dados preliminares do Índice Safrapay mostram recuperação do consumo em novembro
O fraco desempenho capturado pelo Safrapay diverge até certo grau de algumas indicações de que a economia vem se firmando. Nesse sentido, pode-se observar que a queda dos índices de consumo em outubro reflete uma devolução do seu crescimento em setembro (confirmada pela PMC) e aparenta ser temporária.
De fato, dados preliminares da primeira quinzena de novembro indicam uma recuperação da economia, com altas nos índices de comércio e de serviços. A desaceleração em outubro ainda permite, no entanto, que o índice de atividade tenha crescimento anual (comparado com outubro de 2022) maior do que aquele observado em setembro, indicando a manutenção da atividade econômica em nível mais alto que o pico do ano passado (Gráfico Box 1).
Íntegra do relatório do Banco Safra com resultados do Índice Safrapay.