Índices europeus Euro Stoxx e DAX começam a ser negociados na B3
Bolsa disponibiliza a negociação de contratos futuros referenciados nos índices que acompanham grandes empresas da Europa
11/01/2022Os índices europeus de ações Euro Stoxx 50 e DAX começaram a ser negociados na B3, a bolsa de valores brasileira.
Em parceria com a Qontigo, provedora global de índices, a bolsa passou a disponibilizar a negociação de contratos futuros referenciados nos índices aos investidores brasileiros.
Saiba mais
- Carteira recomendada de BDRs fecha 2021 com valorização de 52%
- Nasdaq-100 ou S&P 500: qual índice dos EUA é o melhor para investir
- Como operar na bolsa de valores com a solidez da Safra Corretora
Os contratos são negociados em euro, mas compensados em reais. Desta forma, os investidores registrados no Brasil podem acessar dois dos principais índices futuros por meio do mercado local e sem riscos cambiais.
O Euro Stoxx 50 Index é o principal índice blue-chip – empresas de grande porte – europeu na Zona do Euro, oferecendo uma relevante representação dos líderes do supersetor na região.
O índice engloba 50 ações de oito países da Zona do Euro:
- Alemanha
- Bélgica
- Espanha
- Finlândia
- França
- Irlanda
- Itália
- Países Baixos
Já o DAX Index acompanha o desempenho das 40 maiores empresas listadas no mercado regulado da Frankfurt Stock Exchange que cumprem certos requisitos mínimos de qualidade e rentabilidade.
A seleção é baseada na capitalização de mercado ajustada ao free float (ações disponíveis parsa negociação em bolsa).
Detalhes dos contratos Euro Stoxx 50 e DAX
Os tamanhos dos contratos futuros tem o valor do índice Euro Stoxx 50 multiplicado pelo valor em euros de cada ponto, sendo que cada ponto equivale a 10 euros.
Por outro lado, o valor do índice DAX é multiplicado pelo valor em euros de cada ponto, que por sua vez equivale a 5 euros.
A data de vencimento dos contratos será na terceira sexta-feira de março, junho, setembro e dezembro.
“Temos acompanhado a demanda crescente por produtos que permitem exposição ao mercado internacional e, a partir da listagem dos índices futuros, pretendemos ampliar as oportunidades para que os investidores diversifiquem os seus portfólios a partir dos principais índices europeus”, disse, em nota, Claudio Jacob, diretor de Desenvolvimento Mercados e de Clientes da B3.