close

Inflação no Brasil deve ultrapassar 7% neste ano

Entenda o impacto da alta dos preços das commodities na inflação e conheça dois produtos de investimento que podem se beneficiar nesse cenário

Imagem de corredor de supermercado com gôndolas desfocadas, alusivo à inflação do Brasil em 2022

Neste ano, fatores como o conflito no leste europeu, o aumento no preço de bens duráveis e o provável impacto da inércia da inflação têm afetado os preços no Brasil | Foto: Getty Images

Nos últimos dois anos, diversos fatores têm pressionado a inflação no Brasil. A depreciação do câmbio em 2020 encareceu as commodities, que também foram afetadas pelo aumento da demanda por alimentos durante a pandemia.

Em 2021, a crise hídrica causou intensa elevação nas tarifas de energia elétrica, e a recuperação da demanda internacional do petróleo trouxe pressão sobre os combustíveis.

Saiba mais

Agora em 2022, outros fatores como o conflito no leste europeu, o aumento no preço de bens duráveis e o provável impacto da inércia da inflação têm afetado os preços no Brasil.

Neste contexto, o Banco Safra divulgou em relatório semanal nova projeção para o IPCA, índice oficial da inflação brasileira, em 2022 e 2023.

O banco elevou a previsão para a escalada de preços deste ano de 6,8% para 7,3%, valores bem acima dos 5% da mediana de projeções no boletim Focus do começo do ano.

Para 2023, o Safra acredita que a inércia inflacionária, presente em contratos de preços monitorados ou através do maior incremento do salário-mínimo no próximo ano, tende a deslocar o IPCA para um pouco acima da meta de inflação, para 4%, revisado de 3,25%.

Oportunidades no mercado de commodities com a inflação

O receio com a inflação colocou os preços das commodities no centro das atenções neste ano de 2022. Nas bolsas, esse ambiente se traduziu em forte valorização de empresas agrícolas ou de minério, por exemplo.

Mas outro mercado que tem se destacado é o de proteína bovina, em um cenário promissor de demanda internacional, e em que a China retoma a importação de carne do Brasil.

Neste contexto, o Safra tem dois investimentos em sua prateleira que podem trazer boas oportunidades aos investidores.

O primeiro é o COE Inflation Strategy BEEF3 (detalhes do produto aqui), cujo desempenho está atrelado às ações da Minerva.

O certificado tem a variação do IPCA como rentabilidade mínima, mais a variação positiva da ação da empresa, desde que a barreira de máxima não seja atingida ao longo da duração do COE.

Em abril de 2022, as ações da Minerva passaram a fazer parte da cobertura da Safra Corretora, recebendo recomendação de compra, e preço-alvo de R$ 17 até o fim de 2022, o que atualmente representa um potencial de retorno de mais de 20%.

Abra sua conta

O segundo é o COE Strategy VALE3 (detalhes do produto aqui). É um investimento com capital garantido e atrelados às ações da empresa.

No vencimento, caso a cotação do ativo termine abaixo do preço acordado e não tenha atingido a barreira, o investidor recebe o capital protegido.

Nessa operação, o cliente ganha proporcionalmente conforme a alta, mas até determinado limite. Se atingido o limite em algum momento da duração do COE, o investidor recebe uma taxa prefixada.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra