Inflação nos Estados Unidos supera previsões e sobe 0,4% em setembro
Índice de Preços ao Consumidor nos Estados Unidos veio acima das expectativas dos analistas, que esperavam 0,2%
13/10/2022O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,4% em setembro ante agosto, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira, 13, pelo Departamento do Trabalho norte-americano. O resultado ficou acima da mediana das previsões de analistas, que esperavam 0,2% de alta na inflação em setembro.
Na comparação anual, a inflação dos Estados Unidos medida pelo CPI subiu 8,2% em setembro, desacelerando em relação ao ganho de 8,3% em agosto, mas também superando as expectativas, de alta de 8,1%.
Saiba mais
-
Federal Reserve defende novas altas de juros para conter inflação
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,6% na comparação mensal de setembro. Neste caso, o consenso do mercado era de acréscimo de 0,4%.
Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 6,6% em setembro, ganhando força ante o avanço de 6,3% de agosto e ultrapassando a projeção de analistas, de aumento de 6,5%.
Juros futuros sobem após inflação acima do previsto nos Estados Unidos
Os juros futuros abriram em baixa na manhã desta quinta-feira, 13, mas renovaram máximas e passaram a subir após a divulgação da inflação ao consumidor mais forte nos Estados Unidos mostrada pelo CPI.
O mercado agora aguarda pelo leilão de LTN e NTN-F do Tesouro (11h), que também pode trazer pressão pontual de alta. Às 9h43, a taxa do contrato de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 subia para máxima de 11,60%, de 11,50% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2025 avançava para máxima de 11,73%, de 11,64%, e o para janeiro de 2024 subia a 12,84%, de 12,80% no ajuste de terça-feira (11). (AE)