close

Confira os fundos com estratégia defensiva para investir em tempos de incertezas

Boletim semanal do Banco Safra analisa a desaceleração da China e os reflexos na economia mundial, e alternativas de investimentos com estratégia defensiva

Um dos principais motores da economia global, a China começa 2023 em desaceleração | Foto: Getty Images

O boletim semanal do Banco Safra desta semana analisa a tendência de desaceleração da economia da China e o risco de desaceleração da economia mundial no ano que vem. Os dados mais recentes mostram que o desempenho da economia chinesa continuou em ritmo lento em outubro. Neste cenário, o Banco Safra sugere abaixo três opções de investimentos em fundos com estratégia mais defensiva.

A taxa de desemprego na China ficou em 5,5%, acima do nível anterior à pandemia, o que tem prejudicado as vendas de varejo. O setor imobiliário ainda enfrenta dificuldades: as vendas de imóveis caíram 24% em outubro deste ano em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Saiba mais

O ciclo de retração de demanda desde meados do ano passado reduziu o preço dos imóveis novos neste ano. O investimento imobiliário recuou 16% nos últimos doze meses, o que afeta os demais setores.

Além do desemprego, a política de Covid zero também afeta a confiança de consumidores e investidores. Outro fator que pesa no desempenho da economia é a diminuição do mercado de exportações, por causa das dificuldades econômicas de mercados importantes que são grandes consumidores de produtos chineses, como Estados Unidos e Europa.

O ritmo menor da economia e a queda de preços no atacado ajudam a segurar a inflação. No mês passado, o índice de preços ao consumidor subiu apenas 0,1%, acumulando alta de 2,1% nos últimos doze meses.

Neste cenário, o Banco Safra reitera a expectativa de que o PIB real da China apresentará desempenho modesto em 2023. O desempenho fraco da economia e a inflação baixa permitem prever novas medidas de estímulos para os próximos trimestres, para dar suporte à demanda doméstica, especialmente no mercado imobiliário, avaliam os especialistas do Banco Safra.

Investimentos com estratégia defensiva para tempos de incerteza

Passado esse momento de incerteza eleitoral, o Safra vê espaço para uma possível valorização da bolsa local, enquanto o ambiente internacional deve continuar desafiador, principalmente com os aumentos nas taxas de juros e com os riscos de recessão econômica cada vez maior nas grandes economias. No seu último relatório mensal de investimentos, o Banco Safra aumentou a exposição à bolsa local, mas o cenário é de incerteza e volatilidade.

Diante deste cenário, o Banco Safra oferece três fundos com essa estratégia mais defensiva. São eles:

o Safra Torricelli Long Biased, uma seleção dos melhores fundos da indústria dessa categoria que acaba de ser lançada;

o Manager SPX Falcon;

Manager Absolute Pace são ouros dois destaques da nossa família de fundos Manager.

O Manager Absolute Pace Long Biased alcançou valorização de 16,48% no ano até o fim de outubro. Já o Manager SPX Falcon valorizou 24,80% no ano no mesmo período. Para mais informações, procure a Safra Corretora.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra