close

Imposto de Renda: como declarar investimentos em títulos de capitalização

Federação Nacional de Capitalização esclarece como contribuinte deve declarar títulos de capitalização no Imposto de Renda

Leão

Se o contribuinte ganhou um prêmio no ano passado, o valor deve ser declarado | Foto: Getty images

Ao fazer a declaração de Imposto de Renda, o contribuinte que investe em títulos de Capitalização deve considerar alguns fatores. Segundo a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), se o cliente comprou um produto e foi contemplado com prêmios em dinheiro nos sorteios ou fez resgates no último ano, é necessário informar no IR 2023 – declaração do ano base de 2022.

Denis Morais, presidente da FenaCap, lista os cuidados para quem vai declarar investimentos na modalidade.

Saiba mais

Confira como declarar títulos de capitalização no IR 2023:

1) Faça a sua declaração normalmente, como em todos os anos, através do App ou pelo site receita.fazenda.gov.br, onde o contribuinte precisará realizar o download do programa IRPF 2023.

2) Se o contribuinte ganhou um prêmio no ano passado, o valor deve ser declarado na Ficha RENDIMENTOS SUJEITO A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA/DEFINITIVA, LINHA 12 – OUTROS. Nesse caso, o documento que deverá buscar é o INFORME DE RENDIMENTOS.

3) Os resgates também devem ser declarados na ficha RENDIMENTOS SUJEITO A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA/DEFINITIVA, LINHA 12 – OUTROS, mas, nesse caso, se o valor do resgate foi maior que o valor pago, haverá tributação somente sobre o que excedeu o valor pago.

4) Caso ainda exista saldo da sua Capitalização, o resíduo deve ser informado na Ficha BENS E DIREITOS, CÓDIGO 99. Nesse caso, o contribuinte deverá buscar o EXTRATO DE IR.

Abra sua conta

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra