close

Japão faz pouso suave na Lua em busca de precisão

Técnicos devem levar até 30 dias para medir o local exato do pouso da nave Slim e comparar com as coordenadas do alvo

sonda do Japão na Lua

Após a missão Apollo 17, em 1972, a Lua foi visitada apenas por naves espaciais não tripuladas | Foto: Getty Images

O Japão é o quinto país a conseguir pousar uma espaçonave na Lua. A sonda Smart Lander for investigating Moon (Slim) chegou à Lua em pouso suave, informou a agência espacial do Japão nesta sexta-feira.

Agora a Agência de Exploração nipônica está verificando se alcançou a meta de precisão da descida na superfície lunar.
Os cientistas japoneses buscam alcançar um pouso a até 100 metros do alvo. Os cálculos devem demorar até 30 dias, segundo as autoridades japonesas.

Saiba mais:

O Programa Luna, da União Soviética, foi o primeiro a atingir a Lua com sondas não tripuladas em 1959. O Programa Apollo, do governo dos Estados Unidos, permitiu a realização das únicas missões tripuladas até hoje ao satélite, desde a primeira viagem tripulada em 1968 pela Apollo 8, até seis alunagens tripuladas entre 1969 e 1972, a primeira das quais a Apollo 11.

Japão é o quinto país a chegar à Lua

Estas missões recolheram mais de 380 quilogramas de rochas lunares que têm sido usadas no estudo sobre a origem, história geológica e estrutura interna da Lua.

Após a missão Apollo 17, em 1972, a Lua foi visitada apenas por naves espaciais não tripuladas, como pela última sonda do programa soviético Lunokhod. Desde 2004, Japão, China, Índia, Estados Unidos e a Agência Espacial Europeia enviaram sondas espaciais ao satélite natural.

O satélite natural da Terra gravita em torno do planeta a distâncias que variam de 363.104 km no perigeu, a 405.696 km no apogeu.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra