Juros em queda favorecem a retomadas dos IPOs a partir de 2024
Para especialistas, o processo de redução de juros aumenta o apetite dos investidores no mercado de ações, o que deve favorecer a volta dos IPOs
26/09/2023O processo de corte de juros deve favorecer a retomada das aberturas de capital para captação de recursos das empresas para investimentos, o que vai favorecer o mercado de ações. Segundo especialistas, o número de IPOs (oferta inicial de ações) deve crescer a partir do ano de 2024.
As novas oportunidades para o mercado de ações e investimentos foram tema do painel “Perspectivas para Equities no Brasil”, moderado por Mauro Oliveira e Tiago Valent, do Banco J. Safra; e com a participação de Bruno Garcia, CIO e sócio da Truxt Investimentos, Gustavo Salomão, CIO da Norte Asset e Leonardo Messer, CIO da Oceana Investimentos.
Depois de um cenário de recorde de IPOs no Brasil em 2021, os executivos concordam que o cenário para abertura de capital no País está diferente. “O mercado está fechado para IPOs lá fora. É pouco provável, no Brasil, que uma empresa abra capital com um valor bom. Se abrir é por necessidade”, observa Bruno Garcia, que destaca ainda que o mercado está “machucado” pelos IPOs recentes, que não foram tão bons.
A opinião foi endossada por Gustavo Salomão e os executivos da Norte Asset e da Truxt Investimentos concordam que o cenário pode mudar em 2024, com a queda de juros aumentando o apetite a riscos e trazendo mais abertura de IPOs.
Leonardo Messer, da Oceana Investimentos, evita fazer previsões, mas indica que quando as aberturas começarem, muitas empresas podem entrar juntas. “O caminho para este momento, para quem tem interesse em IPOs, é deixar a empresa o mais pronta possível para esse processo, com contabilidade e governança sólida, para quando o ciclo vier”, afirma ele.
Juros em queda pode gerar estímulos a investidores brasileiros
“A alta da inflação global nos últimos três anos afetou a produtividade das empresas, os hábitos de consumo e os fluxos de equities. Agora estamos em um momento de reversão desses efeitos”, comenta Salomão.
Na visão de Garcia, da Truxt, é importante conciliar as expectativas da economia brasileira com os próximos movimentos do cenário internacional. “Ainda estamos em um contexto global delicado. É preciso ter uma certa cautela, pois o que acontece no cenário internacional termina tendo forte influência na economia local”, diz.
J. Safra Brazil Conference
O megaevento realizado pelo Banco J. Safra acontece entre hoje (26) e amanhã (27/09) no hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP), e conta com palestras de personalidades nacionais e estrangeiras.
São mais de 100 empresas brasileiras, com agendas de painéis sobre temas da atualidade e mais de 1.000 convidados entre executivos e investidores. O objetivo é discutir o cenário macroeconômico e político do Brasil e do mundo.
Abra sua conta no Banco Safra.