Lenda do xadrez processa Netflix por menção em “O Gambito da Rainha”
Primeira mulher grande mestre do xadrez, Nona Gaprindashvili é retratada na série como alguém que nunca jogou contra homens
19/09/2021A lenda do xadrez Nona Gaprindashvili entrou com um processo por difamação contra a Netflix pela forma que foi retratada na série “O Gambito da Rainha” (trailer no canto superior à direita).
De acordo com a BBC, a enxadrista da Geórgia pede US$ 5 milhões (R$ 26,4 milhões) à produtora.
O processo, que segundo a reportagem tem 25 páginas, corre no Tribunal do Distrito Federal de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Primeira mulher a receber o título de grande mestre do xadrez, Gaprindashvili reclama de uma fala no episódio final de “O Gambito da Rainha”.
Neste, a georgiana é destacada como alguém que nunca enfrentou homens em sua carreira. Isso acontece no momento em que um comentarista descreve a protagonista Beth Harmon.
“A única coisa incomum sobre ela, realmente, é seu sexo (…). Há Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens”.
Nesse sentido, Nona Gaprindashvili contesta a trama, alegando que até 1968 – ano em que o episódio se passa – ela enfrentou pelo menos 59 enxadristas do sexo masculino.
“A Netflix descarada e deliberadamente mentiu sobre as realizações de Gaprindashvili com o propósito barato e cínico de ‘intensificar o drama’, fazendo parecer que seu herói fictício conseguiu o que nenhuma outra mulher, incluindo Gaprindashvili, havia conseguido”, diz o processo.
Além disso, o documento acrescenta que “a alegação de que Gaprindashvili ‘nunca enfrentou homens’ é manifestamente falsa, além de ser grosseiramente sexista e depreciativa”.
Segundo a BBC, a Netflix diz que tem o maior respeito pela “carreira ilustre” da georgiana, porém, que a reclamação não tem mérito e que vai “defender vigorosamente o caso”.
Nascida em 1941 na cidade de Zugdidi, Nona Gaprindashvili começou a jogar xadrez aos 13 anos e se tornou campeã mundial feminina aos 20.
Com 80 anos, ela continua a competir no xadrez.
Sucesso de “O Gambito da Rainha”
A série de sete episódios é baseada no romance de 1983 de Walter Tevis.
Sendo assim, a produção se concentra em uma jogadora de xadrez fictícia chamado Beth Harmon, interpretado por Anya Taylor-Joy.
Lançada em 2020, a série tornou-se o que a Netflix descreveu como sua “maior série limitada com script de todos os tempos”.
“O Gambito da Rainha” foi visto em mais de 62 milhões de lares nos primeiros 28 dias após seu lançamento, de acordo com a Netflix.
Dessa forma, a série ganhou dois prêmios no Globo de Ouro deste ano e recebeu 18 indicações para o Emmy Awards, que acontecerá neste domingo, 19.