Tik Tok bate 3 bilhões de downloads e entra no time dos gigantes
Aplicativo de vídeos curtos atinge marca que somente Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp haviam alcançado
20/07/2021Rede social de vídeos curtos e criativos, o aplicativo Tik Tok alcançou no segundo trimestre deste ano 3 bilhões de downloads em todo o mundo.
Este resultado fez o app ser o primeiro a não ser um jogo ou de propriedade do Facebook, de Mark Zuckerberg, a atingir a marca.
A confirmação vem com a divulgação dos dados da Sensor Tower, empresa de pesquisas sobre o setor mobile.
Além de chegar ao expressivo número de downloads, o Tik Tok viu os gastos dos consumidores dentro do app crescerem 39% no trimestre.
Dessa forma, o percentual é o maior desde o mesmo período do ano passado, quando o isolamento social forçado pela pandemia de covid-19 afetou todo o mundo.
Tik Tok: o fenômeno de downloads
A pesquisaleva em consideração o histórico de downloads desde janeiro de 2014.
Sendo assim, os únicos apps a ultrapassarem os 3 bilhões downloads, além do Tik Tok, são o Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp.
Nesse sentido, os dados coletados vêm das lojas virtuais – App Store e Play Store – dos principais sistemas operacionais para dispositivos móveis em todo o mundo: iOS (Apple) e Android (Google).
Saiba mais
Adicionalmente, o levantamento exclui dados de aplicativos pré-instalados em ambos os sistemas.
Mesmo com tamanho crescimento, a Sensor Tower diz que o grupo ByteDance, dono do Tik Tok, “irá, sem dúvida, continuar a inovar e construir o ecossistema do criador” dentro da plataforma.
Nesse ínterim, a empresa de pesquisa lembra que concorrentes como Instagram, Snapchat e YouTube incluíram recursos similares ao produto principal de vídeos curtos do Tik Tok em seus serviços.
Milhões e bilhões de dólares
Por outro lado, os gastos dos consumidores dentro do aplicativo são colossais.
Entre o primeiro e segundo trimestre de 2021, saltaram de US$ 384,7 milhões (R$ 2 bilhões) para US$ 534,6 milhões (R$ 2,8 bilhões).
Com isso, o Tik Tok ultrapassou os US$ 2,5 bilhões (R$ 13,1 bilhões) movimentados pelos seus usuários desde janeiro de 2014. É apenas a quinta plataforma a atingir o feito.
Segundo o Sensor Tower, apenas 16 aplicativos não relacionados a jogos geraram mais de US$ 1 bilhão (R$ 5,2 bilhões) em receita bruta no período.
Por fim, os outros aplicativos que geraram mais de US$ 2,5 bilhões em gastos do consumidor incluem Tinder, Netflix, YouTube e Tencent Video.