Primeira espaçonave privada pousa na Lua
A missão do módulo não tripulado Odysseus marca o retorno bem-sucedido dos EUA à exploração lunar pela primeira vez em mais de 50 anos
23/02/2024Uma espaçonave comercial pousou nesta quinta-feira (22) pela primeira vez na superfície da Lua, marcando uma nova era na exploração espacial privada, anunciou a Intuitive Machines, empresa com sede nos Estados Unidos.
Após oito dias de voo, o módulo não tripulado “Odysseus” concluiu com sucesso sua viagem. O pouso, que teve como alvo a cratera Malapert A, foi repleto de suspense, pois o centro de controle da Intuitive perdeu contato com a espaçonave no momento do impacto com o solo.
Saiba mais
- J.Safra Índices Globais: diversificação otimizada com proteção do capital investido
- Diversificação ganha destaque no cenário para investimentos
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
“Odisseu está vivo e bem. Os controladores de vôo estão se comunicando e comandando o veículo para baixar dados científicos. O módulo de pouso possui boa telemetria e carregamento solar”, publicou a empresa americana nas redes sociais.
Missão marca retorno dos EUA à Lua após mais de 50 anos
A missão marca o retorno bem-sucedido dos EUA à exploração lunar pela primeira vez em mais de 50 anos, desde o fim do programa Apollo em 1972. É um marco importante nos planos da Nasa de enviar humanos a Lua em 2026, contando com empresas privadas para ajudar a reduzir os custos de serviços.
A Nasa pagou à Intuitive US$ 118 milhões para transportar seis cargas científicas, incluindo instrumentos para observar o clima espacial da Lua e um farol de rádio para auxiliar na navegação. Esta é a primeira de três missões da empresa planejadas pela Nasa em preparação para as missões Artemis. (Valor Econômico)