close

Livro Bege do Fed indica que inflação continua elevada

Segundo o documento do Federal Reserve, a economia cresceu modestamente e a inflação continua alta, variando em distritos e setores

Fachada do Fed

No mercado de trabalho, o relatório do Fed apontou que o emprego continuou a aumentar, mas a um ritmo moderado na maioria dos distritos | Foto: Getty Images

O Federal Reserve divulgou nesta quarta-feira o Livro Bege, que pode nortear o mercado nas apostas sobre a condução da política monetária da instituição. Segundo o documento do Fed, o banco central americano, a inflação permaneceu elevada, embora tenha sido observada alguma flexibilização em vários distritos.

“Aumentos significativos nos preços de insumos foram relatados em vários segmentos industriais, embora alguns declínios nos custos de commodities, combustível e frete tenham sido observados”, disse o relatório. “Olhando para o futuro, as expectativas eram de que os aumentos de preços fossem geralmente moderados.”

Saiba mais

Segundo o documento, a atividade econômica cresceu “modestamente” desde o relatório anterior, mas as condições variaram entre os setores econômicos e os distritos do Fed.

“Quatro distritos observaram atividade estável e dois citaram declínios, com desaceleração ou demanda fraca atribuída a taxas de juros mais altas, inflação e interrupções no fornecimento”, informou o relatório.

No varejo, de acordo com o relatório, os gastos foram relativamente estáveis e os revendedores de automóveis notaram uma “lentidão sustentada” nas vendas decorrente de estoques limitados, preços altos de veículos e taxas de juros crescentes.

“A atividade de viagens e turismo aumentou fortemente, impulsionada pela força contínua da atividade de lazer e pela recuperação das viagens de negócios”, informou o Livro Bege.

O setor industrial se manteve estável ou se expandiu na maioria dos distritos analisados. A melhora da atividade ocorreu em parte devido “à flexibilização das interrupções na cadeia de suprimentos, embora houvesse alguns relatos de declínios na produção.”

No mercado de trabalho, o relatório apontou que o emprego continuou a aumentar, mas a um ritmo moderado na maioria dos distritos.

“Vários distritos relataram um arrefecimento na demanda de mão de obra, com alguns observando que as empresas estavam cautelosas com relação às contratações em meio a preocupações crescentes de uma desaceleração econômica”, afirmou o relatório.

O Fed concluiu que as condições gerais do mercado de trabalho permaneceram apertadas, embora metade dos distritos consultados tenha notado algum alívio nas dificuldades nas contratação e ou retenção de profissionais.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra