close

Rumos da inflação e dos juros e onde investir agora

Os juros vão subir de novo nos Estados Unidos e começam a cair no Brasil no ano que vem, o que desenha um novo cenário para os investimentos

Safra Weekly apresenta o cenário para investimentos na atual conjuntura

A edição do Safra Weekly trata dos rumos da inflação no Brasil e nos Estados Unidos, e sobre a tendência dos juros lá e aqui. Trata também de mais uma opção para investir neste novo cenário que indica
nova alta de juros nos Estados Unidos em novembro e redução da taxa no Brasil a partir do ano que vem.

Os índices de inflação nas principais economias do mundo mostram que os preços do setor de serviços continuam sendo a grande preocupação das autoridades monetárias. Os preços de serviços apresentam maior inércia e são mais associados com as condições do mercado de trabalho.

Saiba mais

A inflação de bens de consumo, por outro lado, está diminuindo. Esse movimento é fruto da normalização parcial das cadeias mundiais de suprimentos e da acomodação do consumo de bens industrializados. Essa melhora no abastecimento traz mais equilíbrio entre oferta e demanda de bens industrializados.

Tanto o Federal Reserve quanto o Banco Central do Brasil avaliam que o pior momento da ruptura de cadeias globais já ficou para trás. Além disso, a queda do preço de commodities energéticas e metálicas também ajuda a conter a inflação de produtos industrializados.

Nos Estados Unidos, a inflação continua surpreendendo para cima. O índice de preços ao consumidor subiu 0,4% no mês de setembro, acumulando alta de 8,2%em 12 meses. O que chamou a atenção foi que o núcleo da inflação, que exclui as variações com alimentação e energia, ficou em 0,6%, também acima da expectativa do mercado.

Neste cenário, o Banco Safra reitera a expectativa de que o Fed aumentará a taxa de juros em 75 pontos-base na sua próxima reunião, no início de novembro. Com isso, a taxa deve subir para o intervalo entre 3,75% e 4%. No Brasil, a inflação oficial medida pelo IPCA apresentou deflação em setembro pelo terceiro mês consecutivo. Desta vez o índice ficou negativo em 0,29%.

Enquanto a queda de preço de combustíveis segue explicando a deflação do IPCA, a inflação de serviços subiu 0,40% na comparação mensal, com pressão em serviços pessoais, como manicure, cabeleireiro e barbeiro.

O Safra projeta um alívio moderado da inflação de serviços nos próximos meses, tendo em vista a situação favorável do mercado de trabalho e a demanda por serviços em geral. Por outro lado, existe espaço maior para a melhora da inflação de alimentos e de bens industriais ao longo do próximo ano, se não houver eventos climáticos adversos ou nova ruptura nas cadeias de suprimentos.

Nesse ambiente, a inflação anual deve ceder dos atuais 7,2% para 5,7% até dezembro, caminhando para 5,2% até o fim de 2023. Se a redução dos impostos sobre combustíveis for mantida, a inflação oficial medida pelo IPCA poderá ficar em torno de 4,6% em 2023. Nesse ambiente de inflação negativa, o Safra reitera a expectativa de que o Banco Central iniciará o processo de redução da taxa básica de juros no segundo trimestre de 2023.

Alternativa para investir no atual cenário de juros e inflação


No atual cenário de incertezas na economia mundial e queda da inflação no Brasil, com perspectiva de redução dos juros no ano que vem, o Banco Safra oferece uma opção de investimento segura, que permite ganhar na Bolsa de Valores tanto na alta quanto da baixa das ações.

Estamos falando de um certificado de operação estruturada, o COE Multiprotegido Ibovespa. Esse título permite aproveitar oportunidades do mercado de ações no Brasil com a segurança de ter o capital protegido por um banco que tem 180 anos de tradição.

Essa modalidade de investimento funciona como um meio termo entre a renda fixa e a renda variável. Com isso, o investidor alia o potencial de ganhos das ações sem se expor ao risco de perder dinheiro com a eventual queda da Bolsa. O prazo do investimento é de 24 meses e o valor mínimo é de mil reais.

Íntegra da análise conjuntural do Banco Safra para a semana.

COE Multiprotegido Ibovespa: alternativa para investir no atual cenário.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra