Lucros da indústria desaceleram na China e afetam mercados
Entre os destaques desta segunda-feira, presidente do BCE, Christine Lagarde, fará discurso, e Fed de Dallas divulga vendas de casas novas e de atividade
27/11/2023Mercados no exterior apresentam movimento negativo após dados mostrarem lucros industriais desacelerando na China. Os principais índices acionários asiáticos fecharam em queda, nesta segunda-feira (27), arrastados pelas perdas em papéis ligados ao setor imobiliário da China. Embora a contração dos lucros industriais da China tenha diminuído pelo oitavo mês consecutivo, a luta para regressar ao território de crescimento indica que a recuperação econômica tem sido lenta.
Às 11h, presidente do BCE, Christine Lagarde, fará discurso. Dado de vendas de casas novas e de atividade do Fed de Dallas serão divulgados no final da manhã.
O Ibovespa apresentou queda de -0,84% no último pregão, cotado a 125.517,27 pontos. O ativo está em tendência de alta no médio prazo e no curto neutra. Na alta, o ativo possui primeira resistência em 128.300 pontos e, caso rompa esse patamar, poderá alcançar sua próxima resistência em 130.750 pontos. Do lado da baixa, o primeiro suporte se encontra na região de 125.000 O próximo fica na faixa de 122.500 pontos.
O Dólar Futuro apresentou leve queda de -0,22% no último pregão, cotado a 4.899 pontos. O ativo se encontra em tendência de baixa no médio prazo e neutra no curto. Do lado da baixa, o primeiro suporte fica na região de 4.810 pontos. Se perder esse patamar, poderá alcançar o suporte seguinte em 4.700. Já do lado da alta, a primeira resistência do contrato fica na região de 5.070 e a segunda em 5.220.
Doméstico:
Pesquisa Focus ajustando suas expectativas para dados econômicos e julgamento de ação pelo STF sobre pagamento de R$95 bilhões de precatórios por crédito extraordinário serão os destaques do dia. Receita divulgará às 10:30h dados de arrecadação.
Commodities:
Petróleo apresenta queda à espera de reunião da Opep+ (USD79,2/b; -1,74%)
Minério de ferro registrou baixa (USD132,5/t; +1,05%)
Empresas:
Americanas: Acordo entre Americanas e credores para reestruturar a dívida da varejista, previsto para sexta-feira, foi adiado e a expectativa é que saia nesta segunda-feira, segundo o Valor
Eletrobras: Conselho convoca AGE para 29 de dezembro para tratar de Furnas; Conselho da empresa aprova diretrizes para hidrogênio verde
Eneva: Cia submete proposta não-vinculante para fusão com Vibra
Mercado Livre: Vendas brutas sobem 80% a/a na Black Friday
PetroRecôncavo: CEO Magalhães renuncia; Firmo assume
BB Seguridade: Kamillo Oliveira é novo chairman
Fechamento dia anterior
Ibovespa: 125.517 (-0,84%)
S&P: 4.559 (+0,06%)
Dólar Futuro: R$4,89 (-0,22%)
Agenda do Dia:
12:00 – EUA – Vendas de Casas Novas/Outubro
12:30 – EUA – Atividade Manufatura Fed Dallas/Novembro
Atualizações Safra:
Engie: Conclusões do Dia do Investidor
No dia 24 de novembro, a Engie realizou seu Investor Day anual, com a participação de Eduardo Sattamini (CEO), Eduadro Takamori (CFO), Maurício Bähr (Presidente) e outros importantes executivos da empresa. A administração apresentou as principais iniciativas em energias renováveis e transporte de gás e sua visão sobre temas relevantes de regulamentação. Apresentamos a seguir os principais destaques.
Nossa opinião: mensagem orientada para o crescimento, provavelmente pagamento mais baixo. Em nossa opinião, a administração forneceu uma boa atualização sobre os principais projetos da Engie e também compartilhou sua visão sobre alguns dos principais temas do setor. Considerando os investimentos envolvidos nos projetos em andamento da companhia, acreditamos que ela poderia adotar uma postura mais conservadora – ainda que temporária – na distribuição de dividendos. Acreditamos que os investidores analisarão mais de perto os próximos movimentos de expansão da Engie, pois isso poderá implicar um compromisso adicional significativo de investimentos. Caso novas regulamentações sobre remuneração de usinas hidrelétricas sejam aprovadas, vemos a Engie como uma das potenciais beneficiadas.