close

Maior lutador de sumô da história abandona os ringues após pegar covid

Maior campeão da milenar luta japonesa, Hakuho ganhou seu 45º título este ano, mas desistiu da carreira após perder torneios por causa da covid

sumô

Com 1,80 de altura e 158 quilos, Hakuho derrotou adversários de mais de 400 quilos | Foto: Divulgação

Hakuho, um nativo da Mongólia que foi para o Japão para perseguir a carreira de lutador de sumô aos 15 anos, se aposenta com mais campeonatos de alto nível, ou yusho, do que qualquer outro na história do esporte. Ele desistiu da carreira depois de testar positivo para a covid.

O atleta fez um teste para covid-19 depois de perder o olfato. Como outros lutadores da sua irmandade também estaram positivo, ele não pode participar de mais um torneio.

Hakuho ganhou seu primeiro título no nível makuuchi elite em 2006. Um ano depois, conquistou o título reverenciado de Yokozuna, reservado para os maiores campeões.

Hakuho venceu pelo menos um dos seis torneios anuais de topo todos os anos desde então, e em alguns anos fez melhor do que isso: em 2010 e 2014, ele venceu cinco de seis.

Em 2015, ele quebrou o recorde de 32 vitórias de alto nível estabelecido por Taiho em 1971. A história do Sumô remonta a 1.000 anos, mas o sistema de torneios do esporte começou em 1909.

Maior atleta do sumô da história, Hakuho pegou covid em janeiro

Nos últimos anos, Hakuho vinha lutando com uma lesão no joelho, e ele testou positivo para coronavírus em janeiro, fazendo com que ele perdesse torneios. Ele foi avisado pelas autoridades de sumô que perder tantos eventos poderia levar à aposentadoria forçada.

Em julho, em Nagoya, em seu único torneio do ano de 2021, ele ganhou seu 45º título na carreira.

Nos melhores torneios, cada lutador tem uma luta por dia durante 15 dias. Hakuho venceu seu último evento com um recorde de 15 a zero. Venceu todas. Foi sua 16ª “vitória perfeita”, como um torneio sem derrotas é chamado, também um recorde.

Hakuho, com 1,80 de altura e 158 quilos. Não é enorme para os padrões do sumô. Seu principal rival nos últimos anos, Terunofuji, pesa mais de 400 quilos.

Nascido Mönkhbatyn Davaajargal, como outros lutadores, ele recebeu um ring name: Hakuho significa o Peng Branco, um pássaro gigante do mito japonês.

Ele foi a última história de sucesso da Mongólia, que produziu muitos dos melhores lutadores de sumô do século, segundo reportagem do New York Times. Um esporte tão intrínseco à história e cultura do Japão sofreu uma mudança sísmica na década de 1990, quando surgiram os primeiros estrangeiros bem sucedidos, primeiro havaianos e depois mongóis.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra