close

Malha Central da Rumo tem reajuste tarifário

Aumento na tarifa, autorizado pela ANTT, será de 11,73%; os recentes reajustes nos preços do diesel não foram considerados

Composição da Rumo

O reajuste acontece ao mesmo tempo em que a ANTF defende a criação de um gatilho automático de aumento tarifário a depender do preço do diesel | Foto: Divulgação

A Rumo recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para reajustar em até 11,73% a tarifa praticada na Malha Central. Com isso a companhia poderá repassar o aumento aos seus usuários a depender das condições de negociação praticadas com cada cliente.

O reajuste acontece ao mesmo tempo em que a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) defende a criação de um gatilho automático de reajuste tarifário a depender da variação do preço do diesel.

Saiba mais

O gatilho seria acionado caso houvesse oscilações superiores a 5% no preço do diesel, mecanismo este semelhante ao que já ocorre no segmento rodoviário.

O setor ferroviário tem seus reajustes tarifários anuais baseados nos índices IPCA e IGP-DI, mas com os recentes reajustes do preço do diesel, que representa cerca de 35% dos custos das companhias ferroviárias, não estão sendo totalmente cobertos.

A Malha Central iniciou sua operação em 2021, ligando o Tocantins até o interior de São Paulo. A Rumo opera outras 4 malhas concentradas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e tem as commodities agrícolas como a principal carga transportada. A companhia atualmente tem uma dívida líquida de R$9,6 bilhões e um alavancagem de 2,7x.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra