Ação da Marfrig é favorita entre os frigoríficos
Uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, a Marfrig (MRFG3) tem recomendação de compra e preço-alvo de R$ 37,30 por ação
05/04/2022
O Banco Safra está iniciando a cobertura da Marfrig (MRFG3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 37,30 por ação até o final de 2022.
Na avaliação do Safra, embora os resultados de curto prazo devam se deteriorar quando comparado aos níveis recordes observados nos últimos trimestres, as margens devem permanecer acima dos níveis históricos. A avaliação atual é muito barata para ser ignorada, segundo o banco. Além disso, a consolidação da BRF traz opções interessantes e uma maior diversificação para Marfrig.
Saiba mais
- Ações de Hypera e Energisa entram para as recomendações de abril
- Setor de energia é destaque para investir com foco em dividendos
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
O banco acredita que os resultados consistentes e a geração de caixa da Marfrig devem contribuir para um múltiplo EV/EBITDA mais alto e mais normalizado (o preço-alvo implica 5,3x para a controladora) que deve mais do que compensar uma margem em declínio.
O banco avalia que as margens nos EUA devem diminuir nos próximos trimestres. Isso deve ser impulsionado pelo aumento dos custos do gado, já que os preços da carne bovina parecem ter espaço para permanecer estáveis mesmo no atual nível alto, com uma demanda globalmente aquecida.
Além disso, o banco acredita que a margem sustentável de longo prazo da indústria deve estar na faixa de 7-9% em vez do nível histórico de 3-5%.
Isto é devido a:
- (i) maior consolidação do setor entre quatro grandes players;
- (ii) mais capacidade de abate equilibrada em relação ao passado;
- (iii) maior foco em processados e produtos de valor agregado; e
- (iv) forte demanda dos mercados de exportação, notadamente da China.
Dentro da América do Sul, o Safra espera melhora de margens no curto prazo, especialmente a partir do segundo metade de 2022 em diante, uma vez que uma oferta crescente de gado e mercados de exportação aquecidos devem compensar o enfraquecimento das condições macroeconômicas locais.
Consolidação da BRF traz benefícios para a Marfrig
Além disso, a consolidação da BRF deverá trazer mais benefícios. Mesmo sem considerar uma fusão entre as duas empresas (o que é uma possibilidade), uma parceria mais próxima pode render frutos nas áreas comerciais e de logística.
Na frente comercial, um portfólio de produtos mais amplo e completo oferece uma posição de negociação muito melhor do que cada empresa isoladamente. A distribuição fragmentada da BRF também poderia alavancar a penetração da Marfrig em mais pontos de venda.
Além disso, a logística nas exportações poderia ser significativamente melhorada à medida que as exportações de maior volume das operações combinadas devem facilitar as negociações com operadores logísticos.
Todas essas sinergias são possíveis apenas por uma maior integração entre as duas empresas agora que a BRF é propriedade da Marfrig, sem a necessidade de fusão (embora isso possa liberar ainda mais valor no futuro por meio de outros sinergias como despesas SG&A, se concretizadas).
Além do potencial fusão entre Marfrig e BRF, outras reestruturações societárias podem potencialmente desbloquear valor para a ação no futuro.
Os benefícios da fusão para os acionistas de cada empresa obviamente dependem dos termos da transação. No entanto, existem outras alternativas que poderiam gerar valor, como a mudança de domicílio corporativo e listagem das ações nos EUA. Listar as ações nos EUA poderia beneficiar o custo de capital da empresa, na avaliação do Banco Safra.
Atualmente, 74% do faturamento da Marfrig (controladora) vem de sua divisão América do Norte, com o EBITDA vindo dessa divisão representando 94% do total de acordo com os números de 2021 (esperamos uma média de 76% para o próximos 5 anos, pois as margens da carne bovina dos EUA devem se estabilizar em um nível mais baixo).
Vale a pena investir em MRFG3?
- A divisão de negócios nos EUA deve permanecer bastante lucrativa;
- Maior potencial de valorização pela consolidação da BRF;
- A reestruturação corporativa pode liberar mais valor no futuro.
Quais são os riscos ao investir em MRFG3?
- Redução significativa nas margens de carne bovina dos EUA pode ter um impacto negativo;
- Novo movimento agressivo de M&A pode ter impacto no fluxo de caixa e na alavancagem.
Sobre a MRFG3
A Marfrig (MRFG3) é uma das maiores empresas de carne bovina do mundo em capacidade e é uma líder mundial na produção de hambúrgueres. As atividades da Marfrig estão divididas em produção, processamento, industrialização e comercialização.
A empresa está focada na produção de alimentos de alto valor agregado à base de proteína animal e também possui um portfólio dedicado a outros opções como vegetais congelados, carneiros, peixes, proteínas vegetais e molhos.
Atende atacadistas, restaurantes e outros clientes por meio de 10 centros de distribuição, 21 unidades de produção e a empresa está presente em 100 países.