Margens de retorno da Aeris superam expectativas
Fabricante brasileira de pás eólicas, a Aeris (AERI3) tem recomendação neutra, com preço-alvo de R$ 10
18/02/2022A Aeris (AERI3) reportou lucros positivos no quarto trimestre de 2021com margens melhores na comparação anual e um Retorno Sobre Capital Investido aparentemente estabilizado.
Uma parte importante da melhora de margem deveu-se às taxas de início da operação relacionadas a novos contratos, que mais do que compensaram a menor produtividade por linha.
No futuro, aumentar a produtividade por linha é um fator crucial na visão do banco Safra para impulsionar uma melhoria sustentável da lucratividade e do Retorno Sobre Capital Investido . No quarto trimestre, o retorno sobre o investimento diminuiu apenas 30 pontos base na comparação com o trimestr anterior, mas com o retorno do capital investido de projetos em maturação melhorando em 30 pontos base em relação ao trimestre anterior.
O Banco Safra tem classificação neutra em AERI3, pois considera que um desempenho mais consistente da ação depende de uma combinação de crescimento de volume, ganhos de margem e melhoria do Retorno Sobre Capital Investido .
Vale a pena investir em AERI3?
- Tendência de crescimento de longo prazo para energia limpa;
- Aeris é parceira fundamental para fabricantes de turbinas eólicas;
- Desequilíbrio entre oferta e demanda do mercado parece favorável;
- Modelo de negócios protege o retorno dos acionistas;
- Dinâmica de vendas não está relacionada aos fundamentos macroeconômicos de curto prazo;
- Empresa tem posição importante na agenda ambiental global.
Quais são os principais riscos de AERI3?
- Concentração excessiva (produto, manufatura, clientes, fornecedores);
- Piora do ambiente competitivo (novos players, maior agressividade dos atuais);
- Fabricantes de turbinas podem verticalizar uma parcela maior das operações com pás eólicas; e
- Energia eólica perder participação para outras fontes de energia limpa, como solar e nuclear.
Sobre a Aeris (AERI3)
A Aeris foi fundada em 2010, inaugurando sua planta industrial em Pecém (Ceará), que está estrategicamente posicionada para as exportações devido à sua proximidade com a Europa e os Estados Unidos, além de estar próxima aos principais parques eólicos brasileiros na região Nordeste.
Segundo a consultoria Wood Mackenzie, após 10 anos de operação, a empresa tem 69% de market share no Brasil se considerarmos os projetos eólicos e 62% se considerarmos a capacidade instalada (segundo a ABEEólica) e a empresa busca obter 9% do global mercado onshore, excluindo a China, nos próximos anos.
A Aeris tem uma forte base de clientes com importantes players do setor de energia eólica, como Vestas, GE, Nordex Acciona, Weg e Siemens Gamesa.